18/08/2023 às 17:52, atualizado em 18/08/2023 às 19:51

Confira as atrações culturais deste fim de semana no DF!

Teatro e cinema com programações gratuitas ganham destaque entre esta sexta (18) e domingo (20)

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Neste fim de semana, Brasília recebe diversas atrações gratuitas fomentadas pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), segmento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF). Fique por dentro para curtir a programação cultural da cidade!

Foto: Divulgação

Teatro

O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) estará pela primeira vez em Brasília e, em sua 13ª edição, traz três espetáculos de países de língua portuguesa para a capital. As apresentações ocorrem entre 18 e 20 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).

As apresentações são gratuitas com retirada de ingresso pelo Sympla ou na bilheteria do Espaço Cultural Renato Russo, com uma hora de antecedência de cada apresentação. Conheça um pouquinho de cada espetáculo:

– Esperando Godot, do grupo Harém de teatro, será exibido nesta sexta-feira (18), às 20h. Nele, os dois protagonistas esperam o “Senhor Godot”, enquanto comem nabos, brincam com seus chapéus e narram suas vidas nos tempos que eram felizes. A peça, entretanto, fala sobre os avanços do nazifascismo na Europa. A faixa etária é de 14 anos e o espetáculo dura 55 minutos.

– Viagem Infinita, do grupo português Musgo Produção Cultural, será encenada em 19 de agosto, às 20h. A performance, apresentada há sete anos, é uma reapresentação de Os Lusíadas, de Camões, introduzindo o trabalho do poeta ao público. Pode ser assistida a partir de 12 anos e dura 50 minutos.

– Saaraci, o último gafanhoto do deserto é no domingo (20), às 17h. Performada pelo Saaraci Coletivo Teatral, a peça conta a história do Gafanhoto Saaraci, o último no deserto, como traz o nome da peça, e sua viagem cheia de aventuras até a ilha do Gigante Adormecido. O espetáculo usa desde a forma animada até marionetes, e traz uma reflexão sobre preservação ambiental. A classificação é livre e tem duração de 50 minutos.

Foto: Divulgação

Cinema

Em destaque no Cine Brasília, há a pré-estreia do filme Retratos Fantasmas, com a presença do cineasta pernambucano Kebler Mendonça Filho, diretor de filmes aclamados, como Bacurau.

Retratos Fantasmas é ambientado no coração do Recife ao longo do século XX e traz à vida a história da cidade por meio de imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento. A exibição será no domingo (20) e conta com duas sessões, às 18h30 e 21h30, e um debate entre elas com a presença do diretor.

Outro destaque do espaço é o evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Orgulho Lésbico e Sapatão, que mostra a contribuição histórica das lésbicas e sapatões para a luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade LGBTQIA+. As atividades iniciam às 16h40 com uma oficina de zine seguida de um varal sapatão, no sábado (19), às 18h.

Logo após, às 20h30, tem a exibição do documentário Ferro’s Bar, lançado em 2022, que traz à tona um episódio crucial para o movimento lésbico brasileiro dos anos 1980: o Levante do Ferro’s Bar. A classificação indicativa é de 14 anos e todas as atividades são gratuitas.

O Cine Brasília conta, ainda, com seis estreias na semana. Para conferir a sinopse, os trailers e a programação de cada uma, basta acessar este link.