21/08/2023 às 14:58

Programa Acolhe DF oferece reuniões de apoio psicossocial

Projeto da Sejus recebe familiares de dependentes de álcool e outras drogas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O programa Acolhe DF, desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federa (Sejus-DF), apoia familiares de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. A partir desta semana, as reuniões do grupo de apoio serão quinzenalmente, às quartas-feiras, das 9h às 11h, na sede do órgão, localizada no prédio da antiga Estação Rodoferroviária.

A proposta das reuniões é auxiliar no fortalecimento psicossocial com socialização e integração de rede de apoio e trocas de experiências. Além disso, ajudar na promoção de um ambiente acolhedor e de apoio mútuo em que as pessoas se sintam seguras para expressar, sem julgamentos, vivências e pensamentos.

Arte: Divulgação/ Sejus

O Acolher DF é realizado pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), da Sejus. A iniciativa foi lançada em 2021, oferecendo à comunidade apoio psicossocial, com especialistas como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e agentes sociais. O objetivo é acolher todas as pessoas em situações relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, bem como os familiares delas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre as ações constantes no Acolhe DF estão palestras e atividades de prevenção ao uso de drogas; atendimento psicossocial para dependentes químicos e familiares; encaminhamento do dependente químico para o tratamento mais adequado, podendo ser em uma das comunidades terapêuticas parceiras do órgão; busca ativa a dependentes químicos em situação de rua; e também auxílio na reinserção social do adicto em recuperação, indicando cursos profissionalizantes, colaborando com a empregabilidade.

Para participar do grupo de apoio é necessário fazer inscrição por um dos telefones (61) 2244-1127, (61) 2244-1132 ou (61) 98314-0639 (WhatsApp) ou, presencialmente, na sede da Sejus-DF.

*Com informações da Sejus