22/08/2023 às 16:28, atualizado em 22/08/2023 às 16:45

Boulevard do Túnel Rei Pelé terá 1.800 metros de novas calçadas

Serviços realizados por equipes do GDF visam mais conforto e segurança a quem circula pelo movimentado centro de Taguatinga

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando nas obras de urbanização da parte superior do Túnel Rei Pelé, no centro de Taguatinga. O boulevard recebe atenção especial na implementação de 1.800 metros de novas calçadas, mais largas e acessíveis para os pedestres. Recentemente, as equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) entregaram à população os novos estacionamentos públicos da região.

Centro de Taguatinga vai contar com 1.800 metros de novas calçadas, mais largas e acessíveis para os pedestres | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Agora, o foco está na fase de demolição das calçadas existentes e instalação dos novos trechos de concreto convencional. Haverá, ainda, outras duas faixas, de concreto colorido e estampado, destinados à circulação livres de pedestre e faixas de serviço, respectivamente.

Os serviços executados no boulevard do Túnel Rei Pelé também incluem a implantação de mobiliários urbanos, como balizadores de concreto, bate-rodas e defensas metálicas na divisão entre a pista exclusiva do BRT e o canteiro central. Em breve, será feita a liberação das faixas centrais de ônibus.

“Para quem gosta de andar pelo centro da cidade, como eu, ficou muito melhor. Me sinto mais segura”, diz Maria da Conceição

Para o engenheiro civil Bruno Almeida, responsável pela fiscalização das obras, as melhorias trarão um novo fôlego para o centro de Taguatinga. “Já contemplamos milhares de motoristas que passam por aqui diariamente com a inauguração do túnel. Agora, é uma etapa em que vamos entregar acessibilidade para os pedestres e para o comércio da cidade”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As primeiras impressões de comerciantes e pedestres que circulam na Avenida Central são positivas. “O trânsito já está fluindo bem e vai ficar melhor. Essas novas calçadas trarão mais segurança, vai ficar muito bom. A gente sentia que a cidade estava precisando”, diz a empresária Valdênia Barbosa, 59 anos, que reside em Taguatinga há 15 anos.

“Vai melhorar para o comércio e para o pedestre. Esses novos estacionamentos ficaram ótimos. Para quem gosta de andar pelo centro da cidade, como eu, ficou muito melhor. Me sinto mais segura”, acrescenta a empreendedora Maria da Conceição, 59.

O Túnel Rei Pelé foi inaugurado pelo GDF em 5 de junho e atende 135 mil motoristas, que trafegam todos os dias pelo centro de Taguatinga. Trata-se da maior obra viária entregue à população desde 2019. O investimento na construção da passagem subterrânea foi de R$ 275 milhões, gerando mais de 1,6 mil empregos.

Boulevard do Túnel Rei Pelé terá 1.800 metros de novas calçadas