23/08/2023 às 09:48, atualizado em 23/08/2023 às 17:26

Famílias do Guará podem trocar gratuitamente lâmpadas ineficientes por LED

Iniciativa vai até o dia 9 de setembro, direcionada a moradores que atendam a critérios como cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e não possuir débitos com a concessionária

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Regiões de vulnerabilidade social localizadas no Guará recebem, até o dia 9 de setembro, o projeto Energia com Cidadania, uma iniciativa da concessionária Neoenergia para promover ações de eficiência energética em comunidades de baixo poder aquisitivo do Distrito Federal. A ação visa diminuir o desperdício e promover o uso eficiente e racional de energia elétrica. Unidades móveis da distribuidora vão percorrer a cidade e trocar lâmpadas convencionais por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e economizar energia.

Em 2022, o projeto atendeu 20 regiões administrativas e trocou mais de 76.904 lâmpadas ineficientes | Foto: Divulgação/Neoenergia

Para receber o kit de lâmpadas novas, os moradores devem residir na comunidade ou estarem cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), não possuir débitos com a concessionária, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, ressalta os benefícios da medida para a comunidade guaraense. “Esse projeto caminha junto a outras medidas do governo, que está empenhado em ampliar a cobertura de lâmpadas em LED nas cidades. Os moradores do Guará terão gastos menores com a conta de energia, já que as lâmpadas LED são mais econômicas, resistentes e duráveis do que as demais, e ainda contribuirão com o meio ambiente, já que o LED é mais sustentável”, explica.

Nos sete primeiros meses do ano, a distribuidora beneficiou 11.434 clientes e trocou 52.395 lâmpadas. Em setembro, o projeto está planejado para acontecer em Samambaia. A expectativa é de que sejam trocadas mais de 2.500 lâmpadas nessa região pelas LED, 40% mais econômicas. No ano passado, o projeto atendeu 20 regiões administrativas e trocou mais de 76.904 mil lâmpadas ineficientes, beneficiando mais de 18,5 mil clientes.

Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética da empresa responsável pelo fornecimento de energia no DF, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com as regiões administrativas e entidades locais, e são voltadas aos clientes residenciais de baixa renda.

Uma cidade iluminada

A iluminação pública do Guará será reforçada a partir da próxima semana. Serão instaladas 794 luminárias em LED a partir de investimento de R$ 792.319,46, oriundo de emenda parlamentar. Entre as quadras beneficiadas, estão QE 38, QE 40, QE 42, QE 44, QE 46 e QE 48. O extrato do contrato de prestação de serviços entre a Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes) e a Administração Regional do Guará foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (23).

*Com informações da Neoenergia e da Administração Regional do Guará