25/08/2023 às 16:46, atualizado em 25/08/2023 às 17:47

1ª Feira Pet promove adoção de 20 animais entre servidores públicos do DF

O evento, realizado em 23 e 24 de agosto no Anexo do Palácio do Buriti, foi uma iniciativa da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Os servidores públicos do Distrito Federal tiveram a oportunidade de participar da 1ª Feira Pet, ocorrida em 23 e 24 de agosto, junto à entrada norte do Anexo do Palácio do Buriti. O evento foi idealizado pela Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sequali/Sefaz-DF), em parceria com as Instituições de Proteção Animal presentes no evento, incluindo a Associação de Protetores Independentes de Animais do DF, Gateira Felina, Casa Dorothy e Cão Itinerante.

Visitantes da Feira receberam informações sobre a importância de uma posse responsável, assim como os cuidados essenciais que devem ser proporcionados aos animais de estimação | Fotos: Divulgação/Sefaz-DF

Ao passar pela passarela, os servidores já avistavam os bichinhos, além de uma coleção diversificada de produtos e utensílios dispostos nos diversos estandes. O objetivo da feira consistiu em fomentar a adoção responsável de animais de estimação. A Sequali também buscou sensibilizar todos os participantes presentes sobre a importância de dar apoio contínuo e cuidar dos companheiros de quatro patas.

Os servidores tiverem a oportunidade de não somente abrigar novos membros em suas famílias, mas também de se tornarem padrinhos afetuosos dos animais. Um exemplo notável é o caso de Ana Luiza Tinoco, 29 anos, servidora da Controladoria-Geral, que, após uma visita à Feira, rendeu-se ao encanto de dois cachorrinhos, acolhendo-os como parte de sua vida. Do mesmo modo, Cassimila Rosa, 33 anos, da Secretaria-Executiva de Gestão Administrativa da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), tornou-se madrinha de um gatinho. “Apesar de não poder adotar no momento, decidi apadrinhar, ciente de que isso contribuirá para as despesas e os cuidados do animalzinho”, afirmou.

Durante os dois dias do evento, aproximadamente 20 animais de estimação encontraram seus lares. Haday Rezende, 53 anos, representante do Projeto Gaiteira Felina, compartilhou sua satisfação. “Os servidores abraçaram a causa com entusiasmo, comparecendo e prestigiando a Feira. Nove gatinhos estão em novos lares, superando nossas expectativas. Esperamos que outras instituições abracem essa mesma sensibilidade e nos convidem a apresentar nossos adoráveis pets a eles”, disse.

A servidora Ana Luiza Tinoco, 29 anos, adotou dois cachorros na 1ª Feira Pet

Haday ainda ressaltou a importância do apadrinhamento dos animais ao explicar que “pessoas que não possam adotar podem contribuir com um valor mensal, na medida de suas possibilidades, para auxiliar nas despesas de castração, vacinação, cuidados veterinários e outras necessidades dos animais”.

Além disso, os visitantes da Feira receberam informações fundamentadas e embasadas sobre a importância de uma posse responsável, assim como os cuidados essenciais que devem ser proporcionados aos animais de estimação. A ocasião revelou-se uma oportunidade para aprender sobre as necessidades individuais de cada bichinho e como garantir a eles uma vida plena de felicidade e bem-estar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

”Ficamos muito felizes em ver a maneira calorosa com a qual nossos servidores abraçaram não apenas a proposta, mas também a prática da adoção e do apadrinhamento dos animais. Agradecemos a todos por tornarem a iniciativa tão significativa e por demonstrarem um compromisso genuíno com o bem-estar animal. Esperamos, em breve, trazer mais uma edição da Feira para o Anexo”, concluiu o secretário-executivo da Sequali, Epitácio Junior.

*Com informações da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF)