25/08/2023 às 16:00, atualizado em 25/08/2023 às 17:47

Conferência debate direitos da criança e do adolescente

O evento teve a participação da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A 11ª Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente debate ações voltadas para esse público com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A secretária da Pasta, Marcela Passamani, participou da mesa de abertura do evento, nesta sexta-feira (25), na Universidade Católica de Brasília. A organização do encontro é do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA-DF), órgão vinculado à Sejus-DF.

Os debates da 11ª Conferência estão ocorrendo ao longo do dia e foram disponibilizados para 826 pessoas inscritas no evento | Fotos: Divulgação/Sejus-DF

“A conferência é muito necessária porque temos que discutir os temas importantes para crianças e adolescentes. Estamos aqui unindo forças com representantes do governo, da Justiça, do Ministério Público, da sociedade civil e com as próprias crianças. Ninguém pode soltar a mão das nossas crianças”, destaca Marcela Passamani.

Durante o evento, a titular da Sejus também lembrou do levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que mostrou que mais de 5,5 milhões de brasileiros com idades entre 6 e 17 anos, não tiveram atividades escolares em 2020 por causa da pandemia.

“É momento de construir políticas públicas que resgatem nossa juventude e a infância no que foi perdido durante a pandemia. Vocês não são o futuro, são o presente e merecem ser protagonistas das políticas públicas e ações que são desenvolvidas”, completa Marcela Passamani.

Os debates da 11ª Conferência estão ocorrendo ao longo do dia e foram disponibilizados para 826 pessoas inscritas no evento. A participação na Conferência foi aberta a todas as pessoas, independentemente de pertencer ou não a alguma entidade da sociedade civil.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Esse encontro representa o diálogo com crianças e adolescentes”, afirma Cleidison Figueredo, presidente do CDCA-DF.

Outras autoridades também participaram da mesa de abertura da Conferência e destacaram a importância do momento. O promotor de Justiça Renato Bianchini; a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do DF, Regilene Rozal; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Claudio Augusto Vieira; a defensora pública do DF Camila Lucas; o reitor da Universidade Católica de Brasília, Carlos Longo e a representante técnica da Secretaria de Saúde do DF, Julliana Tenorio. As crianças e adolescentes foram representados por Kelly Majestosa e o pequeno Kael Gomes de Godoi.

Os painéis temáticos e grupos de trabalho do evento debateram sobre as experiências das crianças e adolescentes em tempos de pandemia; impactos na saúde mental e participação social; bem como a política nesse segmento no contexto da covid-19.

As contribuições da 11ª Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente são transformadas em propostas para política de garantia e defesa dos direitos desse público. As aprovadas são encaminhadas para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para novembro deste ano.

*Com informações da Sejus-DF