25/08/2023 às 16:26

Engenheiros participam de palestra sobre gerência de pavimentos urbanos

Ação faz parte da modernização de métodos da Novacap, um pedido do governador Ibaneis Rocha

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Mais tecnologia para a gestão de infraestruturas urbanas. Esse é o caminho que está sendo traçado pela gestão da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para realizar as manutenções da malha viária de todo o Distrito Federal. Em mais um passo rumo a essa eficiência, nesta quinta-feira (24), os engenheiros do órgão puderam acompanhar uma palestra sobre o Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPE).

“Essa modernização da companhia é um pedido do governador Ibaneis Rocha para que o Distrito Federal seja cada vez mais uma referência na qualidade das vias. O SGPE é um exemplo disso”, declarou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Os engenheiros da Novacap puderam acompanhar, nesta quinta (24), uma palestra sobre o Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPE) | Foto: Divulgação/Novacap

Com doutorado em Engenharia de Transportes e professor na Universidade de São Paulo, José Leomar Fernandes falou sobre esse processo, fruto de tese dele. “Iremos aprender aqui sobre os conceitos da sistematização dos pavimentos urbanos, dadas as particularidades dos aspectos gerenciais e tomadas de decisões através dos recursos disponíveis”, explicou.

O chefe da Seção de Projetos e Orçamentos (Serproj) da Novacap, Elias Maria, falou sobre seus aprendizados na palestra. “Eu pude aprender um pouco mais sobre como é feito essa sistematização em campo e quais são as anomalias detectadas para fazermos o levantamento e tomarmos as melhores decisões”, ressaltou.

Com o objetivo de capacitar os engenheiros, o Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos procura contribuir para a implementação e formalização dos sistemas de gerência de pavimentos no âmbito das prefeituras municipais, particularmente em cidades brasileiras de médio porte. Ele apresenta de forma sistematizada os resultados dos principais trabalhos desenvolvidos, tendo por objetivo oferecer ao meio técnico brasileiro uma ferramenta capaz de racionalizar o processo de tomada de decisão sobre as atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos.

*Com informações da Novacap