29/08/2023 às 13:59, atualizado em 29/08/2023 às 19:04

Alunos do RenovaDF recuperam espaços no Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante

Praças e parquinhos das cidades recebem os participantes do programa, que aprendem noções de áreas da construção civil enquanto renovam os equipamentos públicos das regiões administrativas

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Cerca de 800 alunos do RenovaDF, programa de qualificação profissional do Governo do Distrito Federal (GDF), estão nas quadras do Riacho Fundo e do Núcleo Bandeirante trabalhando nos equipamentos e espaços públicos enquanto aprendem na prática uma nova profissão. O grupo faz parte do terceiro e do quarto ciclos do RenovaDF, que, ao todo, conta com 5 mil aprendizes.

Programa qualifica os participantes para atuar em áreas da construção civil | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O foco do RenovaDF é a capacitação profissional; o aluno sai qualificado em cinco áreas da construção civil”, explica a subsecretária de Qualificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet),  Lucimar Pinheiro de Deus. “A reforma dos equipamentos é uma das nossas entregas. O programa tem sido bem-visto e aceito pela comunidade por fazer essas recuperações dos espaços e equipamentos públicos, pois existiam locais que estavam sem manutenção havia mais de 20 anos.” 

Reformas e segurança

No Riacho Fundo, os alunos estavam na Praça da QN 1, em frente à Capela Santo Anjo da Guarda. O espaço, que reúne uma quadra poliesportiva, um parquinho de areia, um ponto de encontro comunitário e um coreto, está sendo restaurado pelos aprendizes. Os equipamentos serão pintados, enquanto os alambrados e o piso ganharão reforma.

[Olho texto=”“Além de promover capacitação, geração de emprego e renda e a inclusão de pessoas vulneráveis, o programa tem desempenhado um papel fundamental na recuperação de espaços públicos” ” assinatura=”Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O RenovaDF transforma a cidade”, ressalta o administrador do Riacho Fundo, Fernando Siqueira. “Pedimos que eles iniciassem pelo Parque Ecológico, que é um equipamento importante para a cidade, com áreas para uso das crianças, parquinhos, entre outras, e lá foi feito um trabalho importante. Eles já passaram pelas quadras 8, 10 e 12, e a próxima etapa é o gramado sintético da QN 7. Ao todo já foram mais de seis parquinhos reformados. A comunidade passa a participar mais; previnem-se crimes e aumenta a sensação de segurança.”

Já na região da Placa da Mercedes, no Núcleo Bandeirante, os alunos estavam concentrados na melhoria de um parquinho em frente à EPNB. Limpeza, nova pintura, alambrado e troca de areia transformarão o espaço infantil, que se tornará mais atrativo para a criançada. De acordo com a administração da cidade, 15 parquinhos e cinco quadras poliesportivas já foram recuperados na região.

O programa

Gerido pela Sedet, o RenovaDF oferta qualificação profissional na área de construção civil a partir de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai). Mais de 1,3 mil alunos já se formam no primeiro ciclo de 2023 do programa. 

“O RenovaDF, hoje, é um dos maiores programas de inclusão social e qualificação profissionais do país”, avalia o titular da Sedet, Thales Mendes. “Além de promover capacitação, geração de emprego e renda e a inclusão de pessoas vulneráveis, o programa tem desempenhado um papel fundamental na recuperação de espaços públicos. Isso dá à população a entrega de equipamentos com eficiência e celeridade.” 

Benefícios

Jair Santana, aluno do terceiro ciclo: “Aprendemos bastante, tanto nas aulas teóricas quanto na prática, e levamos esse conhecimento para a vida”

As atividades abrangem carga horária de quatro horas diárias distribuídas de segunda a sexta-feira. Durante os três meses de profissionalização, os participantes recebem um kit de uniforme completo, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual. O programa também fornece lanche e bolsa no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O aluno do terceiro ciclo Jair Santana, 45, vê no RenovaDF um diferencial para o retorno ao mercado de trabalho. “Aprendemos bastante, tanto nas aulas teóricas quanto na prática, e levamos esse conhecimento para a vida”, afirma. “Acredito que [o programa] abre várias oportunidades; e, se a pessoa tiver mesmo interesse, pode conseguir cursos para se aprimorar. Acho que vai facilitar o meu retorno ao mercado de trabalho”.

A mesma expectativa tem Gabriel Gomes Feitosa, 22, aluno do quarto ciclo: “Estou aperfeiçoando os meus conhecimentos. Estou desempregado e já tentei entrar no programa outras vezes. Acredito que, quando terminar, será mais fácil conseguir um emprego”.

Alunos do RenovaDF recuperam espaços no Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante