30/08/2023 às 17:59

Aberto chamamento público para programa de reabilitação animal

Com verba prevista de R$ 8 milhões, edital do Brasília Ambiental tem como foco a recepção, triagem, atendimento veterinário e destinação responsável da fauna silvestre nativa

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na busca de celebrar parceria com organizações da sociedade civil (OSCs) para trabalhos de preservação e cuidado com a fauna silvestre, o Instituto Brasília Ambiental lançou, nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Edital de Chamamento Público n° 19/2023.

Exemplares da fauna silvestre terão acompanhamento do programa a ser desenvolvido por meio de parcerias | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A ação tem o objetivo de executar um programa de recepção, triagem, transporte, atendimento veterinário, reabilitação e destinação responsável da fauna silvestre nativa. O termo de colaboração será no valor de R$ 8 milhões, verba prevista para execução do programa no período deste ano a 2028. 

“Este edital representa um passo significativo em nossos esforços contínuos para preservar e proteger a biodiversidade única de nossa região”, afirma o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. “Acreditamos que, por meio desta parceria, será possível alcançar ótimos resultados na reabilitação da fauna silvestre e na promoção de práticas sustentáveis de conservação.”

Atribuições

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa atenderá animais silvestres – mamíferos, aves e répteis – e, em caráter excepcional, espécies exóticas híbridas, peixes e anfíbios que precisem de serviços médicos e reabilitação. “A entidade parceira deve garantir a salubridade, a segurança e o bem-estar dos animais durante todo o processo”, enfatiza o gerente de Fauna Silvestre do instituto, Rodrigo Santos.

Para participar, as organizações devem enviar a ficha de inscrição (Anexo I) e a proposta (Anexo II) para o e-mail atendimento@ibram.df.gov.br, com cópia para fauna@ibram.df.gov.br, até 8 de outubro deste ano.

Os critérios de seleção incluem a experiência da organização na reabilitação da fauna silvestre, capacidade de prover cuidados veterinários adequados e a proposta de execução detalhada e bem-estruturada, assim como seu compromisso com a educação ambiental.

Os interessados poderão sanar suas dúvidas pelo número (61) 99187-3064 (WhatsApp), ou ainda agendar uma reunião presencial ou online pelo e-mail do Brasília Ambiental. 

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental