31/08/2023 às 09:57, atualizado em 31/08/2023 às 11:34

Concurso de receitas com morango terá júri popular neste sábado

Os pratos serão comercializados nas barracas da Morangolândia e avaliados também por especialistas da Emater-DF e representantes do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O 18º Concurso de Receitas com Morango acontece neste sábado (2), às 11h, durante a 27ª Festa do Morango em Brazlândia. Quem visitar a Festa do Morango terá duas oportunidades de provar as receitas elaboradas pelos produtores rurais da região. Uma das chances é durante a realização oficial do concurso de receitas, em que será escolhido o júri popular entre os visitantes da feira. Já a segunda oportunidade será nos estandes da Morangolândia, onde as receitas do concurso serão comercializadas, após a finalização do concurso.

Além do júri popular, haverá também um júri técnico composto por especialistas da Emater-DF e representantes do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília | Foto: Divulgação/Emater-DF

Esse novo formato, inaugurado ano passado, traz a possibilidade de todos os visitantes da festa provarem os quitutes preparados pelos produtores locais e, ainda, dos produtores lucrarem com a sua criatividade. No total, serão 15 receitas participantes. Os autores estão organizados em grupos de dois ou três produtores rurais. As receitas só serão divulgadas no momento da realização da competição, pois precisam cumprir critérios para serem classificadas, como por exemplo, apresentar a receita totalmente descrita previamente.

Além do júri popular, que será retirado entre os visitantes da feira, haverá também um júri técnico composto por especialistas da Emater-DF e representantes do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília, parceira da Emater-DF no concurso há vários anos. Os jurados vão atribuir pontos às várias categorias em que as receitas serão avaliadas e, ao final, aquela que receber a maior pontuação será a receita vencedora. As três receitas mais pontuadas receberão um troféu.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para os produtores envolvidos, o desafio será ter a criatividade de elaborar receitas em porções individuais e ainda precificar o produto que será oferecido na Morangolândia. A vencedora da edição do ano passado, Osmarina Oliveira Silva, tirou o desafio de letra. Com a receita Cestinha de Morango, ela alcançou a primeira colocação.

“Primeiro eu fiz a receita em casa, para os meus parentes, que aprovaram tanto o sabor, quanto a aparência”, disse a produtora rural. “Pra mim foi uma grande alegria ficar em primeiro lugar. Eu sempre participo, mas fazia tempo que eu não ganhava o primeiro lugar”, alegra-se ao lembrar.

Osmarina também disse que a receita vendeu bastante em sua barraca na Morangolândia, onde foi oferecida a R$ 15 a unidade. “Só não vendi mais porque eu não dei conta de fazer, porque era uma receita que exigia uma preparação anterior, para deixar a massa crescer”, explica. Mas, de acordo com ela, a experiência já valeu para esse ano. Osmarina, que também vai participar neste ano, repetiu o processo e os parentes já aprovaram a nova receita. “Meus filhos vão cuidar da barraca e eu vou ficar por conta da preparação dos alimentos para vender na festa”, disse a produtora.

Serviço

18ª edição do Concurso de Receitas do Morango
? Sábado (2), às 11h
? Local: Morangolândia (salão anexo)

Festa do Morango

? Horário de funcionamento:
– Dias 1, 6 e 8 – das 18h às 2h
– Dias 2, 3, 7, 9 e 10 – das 10h às 2h
? Entrada gratuita
? Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, BR-080 KM-13 – Localização aqui.

*Com informações da Emater