04/09/2023 às 19:31

Programa de ciclovias do DF é destaque em evento na Europa

UrbanCare Dialogues, na Alemanha, discutiu iniciativas de mobilidade ativa e espaços públicos inclusivos, além de apresentar possibilidades de financiamento para projetos sustentáveis

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os projetos de mobilidade ativa, como a expansão e interligação das ciclovias e ciclofaixas no Distrito Federal, despertaram o interesse de bancos de fomento internacionais. O material foi apresentado por representantes do GDF durante o UrbanCare Dialogues, realizado em Berlim (Alemanha), no fim de agosto.

Representantes da Semob-DF participaram de evento na Alemanha para discutir alternativas sustentáveis em ambientes urbanos | Foto: Divulgação/Semob

[Numeralha titulo_grande=”664,77 km” texto=”Total de rodovias existentes no DF, abrangendo 30 regiões administrativas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento reuniu representantes de estados e municípios brasileiros para dialogar sobre projetos destinados a investimento em saúde e bem-estar. Foram dois dias construindo parcerias e três dias de oficina sobre propostas de vias e outros espaços públicos que sejam inclusivos, verdes e elegíveis para financiamento.

O DF tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 664,77 km de ciclovias instaladas em 30 regiões administrativas. A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) em projeto para aumentar a malha em mais 105 km, fazendo a interligação de alguns dos trechos já existentes e também novos trechos. Com esse acréscimo, o espaço para ciclistas passará para 769,77 km.

“A participação de Brasília no evento foi muito bem-vista pelos investidores internacionais”, afirma o secretário-executivo da Semob-DF, Alex Carreiro, que representou o GDF junto aos consultores de saúde urbana e climática e de agências de desenvolvimento. “Brasília contribui ativamente para a discussão e desenvolvimento de propostas, e os bancos reconhecem o valor dessas iniciativas no contexto do desenvolvimento sustentável e da promoção de uma mobilidade mais eficiente e amiga do meio ambiente.”

Apoio financeiro

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nos projetos apresentados na Universidade Técnica de Berlim, o GDF demonstrou que a expansão e interligação de ciclovias e ciclofaixas representam um passo fundamental na promoção da mobilidade ativa, oferecendo alternativas de deslocamento saudáveis e sustentáveis para os cidadãos. 

“Dada a importância desses projetos, bancos de fomento estão interessados em oferecer apoio financeiro e recursos para ajudar na sua implementação”, anuncia Alex Carneiro. “Eles reconhecem que investir em infraestrutura de mobilidade ativa não apenas melhora a qualidade de vida da população, mas também contribui para a redução das emissões de carbono e para o alcance de metas de sustentabilidade.”

Além do DF, participaram do evento representantes do Governo de São Paulo, de Recife (PE) e das cidades de Santa Isabel e Canaã dos Carajás, ambas do Pará. “A presença de diversas regiões geográficas demonstra o alcance e o interesse abrangente no evento, reunindo uma variedade de perspectivas e contribuições para os diálogos sobre saúde e bem-estar urbano, assim como para o desenvolvimento sustentável”, avalia o secretário-executivo da Semob-DF.

*Com informações da Semob-DF