06/09/2023 às 16:36

Equipes de Consultório na Rua recebem novos uniformes

Kits contribuem para a identificação dos profissionais e foram adquiridos por meio de um termo de cooperação entre a SES e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na manhã desta quarta-feira (6), representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) entregaram os kits de uniforme às equipes de saúde do Consultório na Rua. São 228 acessórios, incluindo camisas, bonés, camisas de proteção solar, bolsas, capas de chuva e coletes.

Atividades do Consultório na Rua abrangem prestação de serviços de saúde em diferentes regiões administrativas do DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“A pauta da Secretaria de Saúde é fortalecer esse atendimento, considerado primordial e que vem crescendo a cada dia na capital”, afirma o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Maurício Fiorenza. “Então, esses uniformes farão toda a diferença na identificação visual e criará um maior vínculo na área de atuação dessas equipes.”

Ao todo, 39 equipes receberam os uniformes, adquiridos por meio de um termo de cooperação entre a SES e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

“Essa identificação é um grande avanço para nós, pois é uma representação da nossa equipe para que a população em situação de rua nos reconheça como prestadores de serviço que estão levando saúde até eles”, reforça a assistente social Adelina de Castro, que atua na Região de Saúde Oeste, abrangendo áreas de Ceilândia e Brazlândia.

Saúde em movimento

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Consultório na Rua é constituído por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde para atender às necessidades da população em situação de rua. 

Os profissionais dessa área desenvolvem as atividades de forma itinerante e, quando necessário, em parceria com as equipes das unidades básicas de saúde (UBSs). 

Essas equipes podem ser compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, agentes sociais, técnicos ou auxiliares de enfermagem, técnicos em saúde bucal, cirurgiões-dentistas e profissionais de educação física ou com formação em arte e educação, dependendo da modalidade adotada em cada região administrativa.

*Com informações da Secretaria de Saúde