11/09/2023 às 17:36

DF vai sediar o I Seminário Internacional de Inovação no Setor Público

Inscrições estão abertas para encontro agendado para os dias 27 e 28; foco será fortalecimento institucional

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Estimular os servidores públicos do DF a realizarem inovações de impacto que promovam a eficiência na gestão pública é a motivação da Escola de Governo (Egov) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) para idealizar o I Seminário Internacional de Inovação de Políticas Públicas, que tem como tema central “Inovação como motor para o fortalecimento institucional”. O evento será nos dias 27 e 28 deste mês, no auditório da Câmara Legislativa do DF, com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Seminário tem participação e apoio de diversas instituições do GDF | Arte: Seplad

Na programação, haverá encontros com especialistas, gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área para debater boas práticas, desafios e oportunidades relacionadas à inovação na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. “Boas e novas ideias podem elevar a qualidade da prestação de serviços públicos e [promover] o melhor uso dos recursos disponíveis”, resume a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino.

Prestação de serviços

“Os temas escolhidos estimulam a reflexão sobre gestão pública eficiente e focada em melhores resultados na prestação dos serviços à população”, explica a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino. “O seminário faz parte do nosso projeto de inovação – o Inova DF – , que visa fortalecer a cultura de inovação no serviço público a partir de um processo de sensibilização dos agentes públicos.”

No dia 27, painéis vão debater a importância do ciclo das políticas públicas e da construção de uma administração pública inovadora para modernizar, desburocratizar e simplificar procedimentos do serviço público. Já no dia seguinte, serão explorados estudos de casos que demonstram o impacto positivo da economia comportamental e o papel dos laboratórios de inovação na melhoria das políticas públicas.

Participações e apoio

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os participantes, destacam-se especialistas como Bruno Monteiro, analista de políticas no Observatório de Inovação do Setor Público, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a cientista comportamental Chiara Varazzani, também da OCDE; a diretora de Desenvolvimento Institucional e Treinamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina,Nathalie Gerbasi, e Simona Costanzo Sow, liderança executiva da United Nations System Staff College (UNSSC).

Participam ainda do seminário o diretor de Altos Estudos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Alexandre Gomide; diretora adjunta de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).Alexandre Gomide; a coordenadora-geral da Unidade de Insights Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Marizaura Camões, e o coordenador do CGU Lab, da Controladoria-geral da União, Pedro Cavalcante.

Apoiam o I Seminário Internacional de Inovação em Políticas Públicas a Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).

I Seminário Internacional de Inovação no Setor Público

? Data: dias 27 e 28, das 8h às 18h
? Local: auditório da CLDF
?
Formato: presencial (com certificação)
? Inscrições neste link.

*Com informações da Seplad