11/09/2023 às 11:30

Novos guichês nas farmácias de alto custo ampliam atendimento ao público

As três unidades do DF receberam obras para mais agilidade nos serviços ofertados; na Asa Sul, o total de baias passou de sete para 17

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

As três farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) do Distrito Federal, mais conhecidas como Farmácias de Alto Custo, passam por reformas para prestar um melhor serviço à população e aumentar a capacidade de atendimento. Durante as intervenções, não houve interrupção do serviço.

Maior número de balcões de atendimento otimiza o serviço prestado nas unidades das farmácias de alto custo | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

Na unidade da Asa Sul, que fica na estação de metrô da 102 Sul, a quantidade de guichês mais do que dobrou, passando de sete para 17. A Farmácia de Alto Custo do Gama (Praça 1, Área Especial s/nº, Setor Leste) também foi contemplada com novas baias de atendimento ao público: de 11, o número foi para 14.

Já a unidade de Ceilândia (EQNM 18/20 – Praça do Cidadão) teve a reforma de um bloco inteiro, com melhor divisão do prédio, criação de salas, troca de piso e forro do teto. Além disso, o número de guichês foi ampliado de 16 para 23.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Queremos aumentar a capacidade para que seja possível atender toda a população cadastrada no Ceaf com menor tempo de espera”, explica a gerente do Ceaf, Mariana Mantovani. “O número de guichês impacta diretamente isso”. A readequação dos espaços teve início em maio e está em fase de finalização.

Funcionamento

As Farmácias de Alto Custo funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 12h. As três unidades – localizadas em Ceilândia, na Asa Sul e no Gama – distribuem 245 tipos de medicamentos adquiridos tanto pela Secretaria de Saúde do DF (SES) quanto pelo Ministério da Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF