12/09/2023 às 10:00

Cultura será tema de oficina participativa do Pdot

Evento ouvirá a população no dia 21, na sede da Seduh; sugestões serão consideradas na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, lei que guiará o desenvolvimento do DF nos próximos dez anos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A 31ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que guiará o desenvolvimento do DF nos próximos dez anos, terá a cultura como tema. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh), o evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 21 (quinta-feira), às 19h30, na sede da pasta. O objetivo da oficina é ouvir as sugestões da população, que serão consideradas na elaboração do texto final do Plano Diretor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Elucidando sobre como o Pdot pode impactar na questão cultural do DF, o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, Mário Pacheco, pontua: “Ele pode trazer diretrizes para o fomento à cultura por meio da valorização do patrimônio, da disponibilização de espaços para práticas culturais dos mais variados tipos e de processos de construção ou modernização de espaços públicos que considerem aspectos culturais”.

Para o coordenador de produção da Karibu Cultural, Watson Odilon, o Pdot deve promover e incentivar diretamente as empresas, associações e a própria população na produção de cultura e lazer. “É preciso reformar e manter espaços já existentes como teatros, bibliotecas e casas de shows. Também é necessário criar novos espaços nos locais que ainda não possuem”, afirma o membro da produtora que realiza o Festival Taguatinga de Cinema há 25 anos.

Dinâmica

A oficina terá um formato diferente do habitual. Em vez de dividir a população em grupos, contará com a participação de especialistas para discutir um tema escolhido pelos representantes do segmento e relacionado ao Pdot. Na sequência, haverá uma rodada de debates.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Ao todo, são 54 oficinas organizadas pela Seduh neste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos são voltados para segmentos da sociedade, os outros 36 são sobre as regiões administrativas. Confira aqui o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço
31ª oficina participativa da revisão do Pdot – Cultura
Data: dia 21 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: pelo YouTube, no canal Conexão Seduh.

*Com informações da Seduh-DF