12/09/2023 às 18:03

Restaurantes comunitários orientam sobre benefícios de frutos do Cerrado

O objetivo de ação, realizada nesta terça (12), foi apresentar aos frequentadores os benefícios desses alimentos para a saúde e divulgar receitas utilizando as plantas nativas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Em alusão ao Dia do Cerrado, os 15 restaurantes comunitários do DF promoveram, nesta terça-feira (12), ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para que as famílias que frequentam a unidade conheçam os frutos nativos do Cerrado e os benefícios para a saúde de alimentos, como o pequi, que é o mais conhecido, o buriti, a guariroba, a cagaita e a castanha-de-baru. O Dia do Cerrado é comemorado em 11 de setembro.

Nutricionistas dos restaurantes comunitários do DF participaram de ação, nesta terça-feira (12), para orientar sobre os benefícios dos frutos do Cerrado e sugerir receitas | Fotos: Carol Nogueira/Sedes

Além dos murais produzidos por cada unidade e da veiculação do vídeo informativo, as nutricionistas dos restaurantes entregaram aos usuários fôlderes explicativos, com sugestões de receitas utilizando os frutos do Cerrado. Para degustar, torta de frango com pequi.

“A ação de EAN deste mês tem como objetivo informar e conscientizar a população acerca da importância e da diversidade do nosso Cerrado, que tem diversos frutos que podem ser utilizados em várias preparações bem nutritivas, como essa torta de frango com pequi que escolhemos para servir de degustação neste mês”, explica a nutricionista da Sedes, Rosielle Alves, que atua no Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

No cardápio desta terça-feira, frango à moda caipira (coxa e sobrecoxa cozida, tomate, cebola e quiabo), salada, arroz, feijão e farofa com raspas de pequi. De sobremesa, banana.

Todos os meses, os 15 restaurantes comunitários da Sedes oferecem ações para orientar usuários sobre uma alimentação mais balanceada

Moradora de Sobradinho, Fabiana de Jesus, de 46 anos, almoça toda a semana no Restaurante Comunitário de Sobradinho II. Para ela, a escolha do cardápio desta terça foi acertada. “A torta de frango estava sensacional, muito gostosa. Eu, que sou goiana, amei! O cardápio de hoje, a comida, nem se fala. Estava ótimo. Sempre venho quando posso venho no restaurante”, conta a dona de casa, que mora nas proximidades da unidade.

Educação alimentar e nutricional

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Cabe ao Estado promover, prover e proteger a saúde dos indivíduos, fazendo-se necessária a integração das práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os programas de acesso ao alimento no Distrito Federal.

Todos os meses, os 15 restaurantes comunitários da Sedes oferecem ações com temáticas diversas aos usuários. É utilizar o espaço dos restaurantes para levar informação correta e de qualidade para os usuários, para que eles possam incorporar no dia a dia.

“Há um planejamento anual, realizado no começo do ano, com todas as nutricionistas para definir os temas que serão abordados. Escolhemos assuntos ligados ao dia a dia, como foi o combate ao desperdício de alimentos e o planejamento de compras. Mas também aproveitamos as datas comemorativas para conscientizar as famílias sobre temas específicos, como esse do Dia do Cerrado”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

*Com informações da Sedes