13/09/2023 às 18:30, atualizado em 13/09/2023 às 19:54

Fórum estimula diálogo com jovens sobre uso de drogas

Evento organizado pela Sejus foca na prevenção ao uso de substâncias químicas em escolas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O I Fórum de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas, realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) nesta quarta-feira (13), discutiu a promoção da saúde e a preservação da vida de crianças e adolescentes.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, frisa que “as consequências da utilização dessas substâncias trazem malefícios para a vida do indivíduo. A curto ou a longo prazo, prejudicam o indivíduo no trânsito, no local de trabalho e no convívio familiar. A Sejus tem o papel de auxiliar nessa pauta da prevenção, que deve iniciar com crianças e adolescentes.”

“O trabalho de prevenção às drogas deve começar na escola”, frisa a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

O fórum inclui a temática do diálogo para prevenção ao uso de drogas e substâncias químicas. O evento foi organizado pela Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), da Sejus, com apoio da Secretaria de Educação do DF para desenvolver ações conjuntas sobre o assunto para os estudantes da rede pública.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, ressaltou a relevância do tema de enfrentamento às drogas nas escolas. “Toda política pública tem que surgir também na escola. Se não trabalhamos esse tema com os estudantes, teremos sérios problemas no futuro. Essa discussão está no lugar certo e levaremos aos estudantes”, avalia.

[Olho texto=”“Se não trabalhamos esse tema com os estudantes, teremos sérios problemas no futuro. Essa discussão está no lugar certo e levaremos aos estudantes”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dados

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019 mostram que seis em cada 10 estudantes de escolas públicas e particulares haviam experimentado bebida alcoólica na pré-pandemia. O percentual de escolares entre 13 e 17 anos que já experimentaram bebida alcoólica é de 63,3%. Entre as questões levantadas pela pesquisa também estava o uso de bebidas alcoólicas pelos pais dos adolescentes. Mais da metade dos escolares de 13 a 17 anos (58,9%) respondeu que o pai, a mãe ou ambos consumiam esse tipo de produto.

Entre os destaques das palestras foram citados os danos causados pela nicotina (com cigarro comum e eletrônicos), que atinge especialmente o sistema cardiovascular das pessoas.

Acolhe DF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Programa Acolhe DF, da Sejus-DF, tem como objetivo acolher todas as pessoas com casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares. Foi lançado em 2021, oferecendo à comunidade apoio psicossocial, com especialistas como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e agentes sociais.

Entre as ações constantes estão palestras e atividades de prevenção ao uso de drogas; atendimento psicossocial para dependentes químicos e seus familiares; encaminhamento do dependente químico para o tratamento mais adequado, podendo ser em uma das comunidades terapêuticas parceiras do órgão; busca ativa a pessoas em situação de rua dependentes química, e ainda, auxílio na reinserção social do adicto em recuperação, indicando cursos profissionalizantes, colaborando com a empregabilidade.

Para participar do Programa Acolhe DF, o interessado deve entrar em contato pelos telefones (61) 2244-1127 e 2244-1132, pelo WhatsApp (61) 983140639 ou pelo email acolhedf@sejus.df.gov.br.

*Com informações da Sejus