14/09/2023 às 14:13, atualizado em 14/09/2023 às 17:26

GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços públicos a Sobradinho II

Em sua 12ª edição, o evento oferece exames médicos, vacinação, atendimentos sociais e diversão de graça aos moradores da cidade

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Uma estrutura montada próxima à sede da Administração Regional de Sobradinho II reúne uma série de serviços públicos para serem usufruídos pelos moradores da cidade desta quinta-feira (14) até sábado (16). É a 12ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa do governo para garantir o acesso da população de forma fácil e confortável a atendimentos sociais, médicos, psicológicos, assistenciais, jurídicos e de lazer de forma gratuita.

A realização do GDF Mais Perto do Cidadão em Sobradinho II é a 12ª edição do programa | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Entre os serviços ofertados aos visitantes estão exames e consultas médicas, desde aferição de pressão até atendimento com dentista; vacinação de pets; orientações jurídicas da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); cadastro em políticas públicas; e todos os serviços disponíveis no Na Hora. Além disso, o evento oferece música ao vivo, algodão doce e pipoca, cama elástica e brincadeiras para o público infantil.

Os atendimentos são feitos por vários órgãos do GDF, como Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), DPDF, Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Nesta edição, também há a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o comando da saúde.

“O programa GDF Mais Perto do Cidadão é uma iniciativa de sucesso e já conta com 53 mil atendimentos nas 11 edições deste ano”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani. “A participação e satisfação da população mostram que os serviços públicos estão chegando a quem precisa, proporcionando a democratização no acesso para os cidadãos”, frisa.

Francisca Nonata: “Estou achando muito bom! Tem mais de dois anos que espero conseguir fazer o cadastro no Prato Cheio e hoje, finalmente, consegui”

Comunidade comemora

Há dois anos, a cuidadora de idosos e faxineira Francisca Nonata, 55 anos, aguardava para se inscrever no Cartão Prato Cheio, política pública do Governo do Distrito Federal que concede mensalmente recursos para o beneficiário comprar alimentos. Ela tinha dificuldade de ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer o cadastro.

No GDF Mais Perto do Cidadão, Francisca viu a oportunidade de garantir o benefício sem precisar fazer um grande deslocamento. “Estou achando muito bom! Tem mais de dois anos que espero conseguir fazer o cadastro no Prato Cheio e hoje, finalmente, consegui”, conta animada. Para ela, o evento facilita a vida da população. “É uma maravilha, com certeza serve para ajudar as pessoas”, define.

Quem também aproveitou a passagem do programa por Sobradinho II foi a dona de casa Cleice Santana, 33. Ela e o filho fizeram exames de sangue e oftalmológicos. Ela conta que ficou sabendo do evento graças a um grupo no WhatsApp. “Vim para fazer exames de sangue e de vista. É muito bom, porque já tive que gastar no particular e é um absurdo”, diz.

A estudante Graziele da Silva recebeu tratamento odontológico

Até sábado, ela pretende voltar ao local e trazer o outro filho para realizar os mesmos exames. “Dá última vez paguei R$ 110, então pretendo voltar com o meu pequeno para ele fazer os exames também”, completa.

A estudante Graziele da Silva, 18 anos, foi até o local com o intuito de fazer o check-up. O primeiro atendimento que recebeu foi uma consulta de dentista. “Vim porque eu sabia que teria dentista. Vou fazer uma restauração. E também vou fazer exames de sangue. Estava esperando por isso”, revela.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O GDF Mais Perto do Cidadão funciona das 9h às 16h, na quinta e na sexta-feira (15), e das 9h às 12h, no sábado. O espaço está montado ao lado da Administração Regional de Sobradinho – Quadra 1, Área Especial 2, Expansão Urbana, Setor Oeste.

Programa de governo

O GDF Mais Perto do Cidadão foi instituído por decreto, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em 8 de fevereiro deste ano. As 11 primeiras edições passaram pelo Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina – duas vezes –, Sobradinho, Samambaia, Brazlândia, Itapoã, Recanto das Emas, São Sebastião e Santa Maria.

GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços públicos a Sobradinho II