14/09/2023 às 10:48

Pesquisa vai contribuir com políticas públicas sobre animais domésticos

Questionário online disponibilizado pela Sema vai apurar informações como a quantidade e a vacinação de pets no Distrito Federal 

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Preservar e zelar pelo bem-estar dos animais de estimação no Distrito Federal, por meio do controle populacional e outras medidas de cuidado com os pets, é um dos objetivos da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). Para garantir que sejam efetivas  as políticas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas a esse segmento, a pasta lançou uma pesquisa populacional sobre cães e gatos para ser respondida pelos moradores do DF. 

Até 2021, estudos registraram a presença de cães em 43,7%  das residências do Distrito Federal | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“A elaboração de políticas públicas é baseada na necessidade da população, de modo que somente os cidadãos podem apontar a real necessidade”, explica a subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Cerqueira. “Ao responder à pesquisa, podemos mensurar a quantidade de animais nos domicílios, bem como a situação deles.”

Coleta de dados

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a pasta, até o momento, 1.589 pessoas já participaram da pesquisa online. Após essa fase de coleta de dados, será feita uma análise para identificar tendências ou problemas que se destacam.

De acordo com os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021, 51,3% dos lares pesquisados registraram pelo menos um animal de estimação. Cachorros aparecem em 43,7%, seguidos por 11,5% de residências com gatos, 5,5%, com aves, 2,3% com peixes e 1,4% com outras espécies.

“Nosso objetivo é desenvolver iniciativas para mitigar possíveis adversidades detectadas, como a necessidade de castração, vermifugação e vacinação de animais por regiões administrativas”, aponta a subsecretária. A pesquisa ainda não tem prazo de duração.

Se você tem em casa algum animal doméstico, participe da pesquisa.