15/09/2023 às 14:31

Escritora Inbal Arieli dá palestra sobre inovação das startups israelenses

Influenciadora digital é considerada uma das principais referências em tecnologia em Israel; inscrições estão abertas até domingo (17) para o evento, que será promovido pelo Biotic na quarta-feira (20)

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Uma combinação peculiar de cultura, história e educação tem colocado Israel no radar global como um dos principais berços de startups inovadoras. Na próxima quarta-feira (20), às 14h, o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) receberá a palestra Por que surgem tantas startups em Israel?, com Inbal Arieli, influencer e autora do livro Chutzpah.

Com bacharelado em direito e economia e MBA pela Universidade de Tel Aviv, Arieli, que também figura entre as 100 pessoas mais influentes na tecnologia israelense, compartilhará percepções sobre a cena empresarial do país. Israel, com uma população de apenas 8 milhões de pessoas, é reconhecido como o segundo país mais inovador do mundo, atrás apenas da Suíça, segundo o Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial.

Inbal Arieli é considerada uma das 100 pessoas mais influentes na tecnologia israelense | Foto: Divulgação/Biotic

O evento traz à tona discussões importantes: Como uma pequena nação no Oriente Médio, cercada por conflitos e com poucos recursos naturais, conseguiu gerar tantas empresas inovadoras? e Qual é o segredo por trás do espírito empreendedor israelense?

[Olho texto=”“A decisão da embaixada em escolher o Parque Tecnológico de Brasília demonstra o crescente reconhecimento do Distrito Federal como um polo de inovação e tecnologia”” assinatura=”Gustavo Dias, presidente do Biotic” esquerda_direita_centro=”direita”]

A palestra promete trazer insights não apenas sobre o mundo das startups, mas também sobre como a cultura, educação e experiências de vida se entrelaçam para criar um ambiente propício à inovação. Os interessados em participar do evento podem solicitar inscrição até domingo (17), fornecendo nome completo e CPF para o e-mail economy@brasilia.mfa.gov.il.

“A decisão da embaixada em escolher o Parque Tecnológico de Brasília demonstra o crescente reconhecimento do Distrito Federal como um polo de inovação e tecnologia. Encorajo fervorosamente todos aqueles envolvidos no ecossistema de startups, tecnologia e inovação de Brasília a aproveitar esta oportunidade única. Esse é mais um momento em que podemos adquirir conhecimento, unir forças, compartilhar ideias e juntos moldarmos o futuro da nossa região”, disse Gustavo Dias, presidente do Biotic.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma das chaves para o sucesso israelense no setor de tecnologia é a Unidade 8200, uma divisão de elite das Forças de Defesa de Israel, especializada em ciberinteligência, da qual Arieli fez parte. Esta unidade é frequentemente apontada como uma incubadora não oficial de talentos em tecnologia, gerando uma onda de empreendedores e inovadores.

Além da formação militar, a cultura israelense de fomentar a curiosidade desde a infância, encorajar o questionamento e cultivar um espírito de resistência e resiliência são elementos fundamentais para compreender o ecossistema empreendedor do país.

*Com informações do Biotic