15/09/2023 às 19:17, atualizado em 15/09/2023 às 19:51

Reeducandos recebem certificados de cursos profissionalizantes

Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), em parceria com Senai, formou 18 custodiados

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) realizou a cerimônia de formatura do Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap) no Centro de Detenção Provisória I do DF (CDP I) nesta sexta-feira (15). O evento certificou 18 reeducandos que concluíram o curso de mecânico de freio, suspensão e direção de veículos leves.

A capacitação profissional é oferecida por meio do Procap, que é vinculado à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), órgão do Ministério da Justiça (MJ). O curso de 160 horas/aula foi ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e representa uma oportunidade valiosa para a ressocialização dos custodiados por meio do trabalho. A formação em mecânico de freio, suspensão e direção de veículos leves oferece aos participantes habilidades práticas e conhecimentos técnicos valiosos, permitindo que eles ingressem no mercado de trabalho de forma autônoma e formalizada.

O evento certificou 18 reeducandos que concluíram o curso de Mecânico de Freio, Suspensão e Direção de Veículos Leves | Foto: Divulgação/Seape-DF

Além do CDP I, o Centro de Internamento e Reeducação do DF (CIR-DF), mais de 40 custodiados do regime semiaberto receberam certificados de conclusão, desta vez, no curso de funileiro automotivo, reforçando o compromisso do sistema penitenciário em capacitar e reintegrar os reeducandos de maneira produtiva e construtiva.

A seleção de reeducandos segue rigorosamente os requisitos listados na O.S n.º 75/2019. Entre eles estão: a existência e/ou necessidade da vaga, a antiguidade na lista de espera e bom comportamento. Como as oficinas são continuadas, o intuito é que todos os custodiados tenham acesso ao programa.

O Procap, em colaboração com o Senai-DF, demonstra que a educação e a formação profissional são ferramentas poderosas na promoção da ressocialização e na redução da reincidência criminal, contribuindo para um futuro mais promissor tanto para os reeducandos quanto para a sociedade.

*Com informações da Seape-DF