21/09/2023 às 16:00, atualizado em 21/09/2023 às 16:27

Alunos de escola em Samambaia participam de teatro educativo sobre a dengue

Ação ocorreu na Escola Classe 325 e contou com a participação de 380 estudantes do 3º ao 5º anos

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

De forma descontraída, os alunos do 3º ao 5º anos da Escola Classe (EC) 325, em Samambaia, tiveram a oportunidade de aprender sobre os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti. A equipe de mobilização social da Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu uma apresentação teatral com fantoches na manhã desta quinta-feira (21) para os 380 alunos da instituição.

Além da peça teatral, uma palestra introdutória e apresentação de paródias sobre o tema também fizeram parte da ação. “Essa é uma rotina que nós temos dentro das escolas e em outras ações de governo. A gente atua de acordo com a demanda das próprias escolas com base no número de casos de dengue naquela região”, afirmou a chefe do Núcleo de Mobilização Social da SES-DF, Kenia Sousa.

Alunos do 3º ao 5º anos da EC 325, em Samambaia, participaram de atividade educativa sobre o combate ao mosquito da dengue | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O objetivo da ação, além de propagar o conhecimento entre os estudantes, é torná-los multiplicadores de conteúdo no ambiente familiar. “Trata-se de uma ação de mobilização da sociedade para dar mais informações e gerar senso comum nas pessoas para trabalharmos na prevenção. Além da dengue, trazemos informações sobre a raiva, febre maculosa e escorpião”, detalhou.

Diretora da EC 325 de Samambaia, Valgdamir Costa: “A apresentação de teatro é muito efetiva, porque eles utilizam a linguagem que as crianças entendem”

“A interação dos alunos está ótima. Eles estão amando. A gente já faz ações na tentativa de fazer esse trabalho de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito e esse tipo de interatividade significa bastante. A apresentação de teatro é muito efetiva, porque eles utilizam a linguagem que as crianças entendem”, pontuou a diretora da escola, Valgdamir Ferreira Costa.

Aluna Stefany Silva, 10 anos: “Eu já aprendi que o mosquito pode transmitir várias doenças e a gente não pode deixar água parada”

A aluna do 5º ano Stefany Silva, 10 anos, fez questão de compartilhar quais foram os aprendizados com a apresentação de fantoches na escola: “Eu já aprendi que o mosquito pode transmitir várias doenças e a gente não pode deixar água parada. Vou falar para os meus pais que eu participei do teatrinho e que devemos tomar cuidado”.

Como participar

A equipe da Secretaria de Saúde faz essas atividades há cerca de 20 anos em todo o Distrito Federal e em zonas rurais. As apresentações ocorrem de segunda a sexta e também aos sábados com atividades especiais nas escolas ou alguma outra atividade de governo. A unidade escolar que quiser promover o teatro, deve enviar a solicitação via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou para o email educacaodival@gmail.com.

Queda nos casos de dengue

Em 2023, até o dia 16 de setembro, foram notificados 27.568 casos prováveis de dengue no Distrito Federal. Neste período, houve uma redução de 58,9% no número de casos prováveis da doença em residências no DF se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 63.448 casos prováveis.

Alunos de escola em Samambaia participam de teatro educativo sobre a dengue