22/09/2023 às 15:23

Semana de Integração Rural começa com Dia Especial do Gengibre

Evento promove troca de experiências entre os produtores de Gama e Vargem Bonita

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Para celebrar e fomentar a produção rural do Gama e de Vargem Bonita, a Emater-DF promove a partir deste sábado (23) a Semana de Integração Rural. Cursos, palestras, reuniões técnicas, oficinas e dois dias de campo, um do gengibre e outro da piscicultura, fazem parte da programação que tem como principal objetivo o de estimular a agropecuária local, levando conhecimento aos produtores. As atividades serão realizadas entre os dias 23 e 29 de setembro.

A abertura das atividades começa com o Dia Especial do Gengibre. Atualmente, Vargem Bonita concentra a maior produção da raiz. Dos 29 produtores que cultivam gengibre no DF, 23 estão no Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita (Região Administrativa do Park Way). De acordo com os dados de 2022, a capital tem 15 ha de área produzida, o que gerou uma produção de 1.050 toneladas.

A Semana de Integração terá a produção de gengibre e a piscicultura como destaques, mas também abordará outros temas de interesse dos agricultores do Gama e Vargem Bonita | Foto: Divulgação/ Emater-DF

De olho nesse potencial, a Emater-DF começa a Semana de Integração com essa programação, que inclui quatro estações temáticas dedicadas à raiz, no período da manhã de sábado. Na parte da tarde, a Feira do Produtor local vai abrigar oficinas sobre como fazer biscoito de gengibre, conserva de gengibre e gengibre cristalizado. A feira terá também números musicais, atividades infantis e palestras alusivas ao Setembro Amarelo, sessões de conversa, brinquedos para crianças e outras atrações.

Ao longo da semana, temas como manejo sanitário de aves, cultivo protegido em hortaliças, reuniões técnicas sobre apicultura, cooperativismo e outras temáticas de interesse dos produtores e das famílias de várias comunidades atendidas pelos dois escritórios serão abordadas nas atividades.

De acordo com a zootecnista Cláudia Coelho, gerente do escritório da Emater-DF em Vargem Bonita, a Semana de Integração faz jus ao nome, já que, pela primeira vez, será realizada em parceria com o escritório do Gama. “Acho importante ressaltar a integração entre as duas unidades, reunindo produtores de várias regiões, pois isso promove a troca de experiências e enriquece o conhecimento e as atividades das famílias”, acredita.

[Olho texto=” “Os benefícios dessa junção serão permanentes, com o nosso público ampliando as amizades e as possibilidades de crescimento financeiro, sempre com responsabilidade ambiental”” assinatura=”Kleiton Rodrigues, gerente do escritório da Emater no Gama” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já o gerente do escritório do Gama, Kleiton Rodrigues, avalia que a proximidade entre os beneficiários atendidos pelos dois escritórios estimulará a adoção de novas práticas e tecnologias. “A integração entre as duas unidades vai proporcionar o enriquecimento cultural e tecnológico dos nossos produtores. Os benefícios dessa junção serão permanentes, com o nosso público ampliando as amizades e as possibilidades de crescimento financeiro, sempre com responsabilidade ambiental”, afirma o engenheiro agrônomo.

Características das regiões

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As principais produções na Vargem Bonita são alface, brócolis, cebolinha, couve, gengibre e inhame. O núcleo hortícola reúne 67 chácaras, sendo que 43 ainda pertencem aos colonos japoneses trazidos do interior de São Paulo por Juscelino Kubitscheck no início da capital federal. Na ocasião, o ex-presidente proferiu a famosa frase “se as terras fossem boas, eu não traria japoneses” quando os agricultores recém-chegados disseram que o solo do Cerrado era de difícil manejo. O tempo — e o trabalho árduo das famílias que se estabeleceram no local — provaram que JK tinha razão.

Já no Gama, o forte da produção são as hortaliças folhosas, frutíferas, bovinos de leite e corte e as culturas de grãos e silagem. O escritório atende a 17 comunidades rurais das regiões administrativas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Ao todo, são mais de 2,3 mil produtores beneficiários do trabalho dos extensionistas.

Os interessados em participar das atividades devem entrar em contato com os escritórios da Emater-DF no Gama, pelo telefone (61) 3311-9415 ou 99364-2672, ou em Vargem Bonita, pelos números (61) 3311-9420 ou 99678-1550.

*Com informações de Emater-DF