25/09/2023 às 12:40, atualizado em 16/01/2024 às 09:49

Centros interescolares de línguas oferecem cursos de cinco idiomas

Alunos dos 17 CILs podem escolher entre aulas de inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. Escolas estão localizadas em diversas regiões administrativas

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Parte da rede pública de ensino do Distrito Federal, os centros interescolares de línguas (CILs) têm se destacado como verdadeiras portas de acesso ao mundo para alunos da rede e para a comunidade em geral. Ao oferecer cursos gratuitos de inglês, francês, japonês, espanhol e alemão, essas instituições têm desempenhado um papel fundamental na promoção do aprendizado de línguas estrangeiras e na expansão das oportunidades para os estudantes do DF.

As 17 unidades dos CILs, espalhadas por diversas regiões administrativas do DF, têm se tornado uma referência quando se trata de ensino de idiomas estrangeiros. Alunos têm a oportunidade de aprimorar as habilidades linguísticas sem qualquer custo.

Os alunos dos CILs ampliam conhecimento e têm a oportunidade de entrar em contato com diversidade cultural | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Estudante da unidade de Ceilândia, Emanuele Pereira, afirmou que o aprendizado da língua inglesa tem sido uma experiência incrível “abriu portas para um mundo de oportunidades que eu nunca imaginei. Agora, posso me comunicar com pessoas de diferentes partes do mundo, acessar recursos educacionais internacionais e, o mais importante, ampliar meu conhecimento.”

Diversidade cultural

[Olho texto=”“Acreditamos que o aprendizado das línguas, principalmente da inglesa que é a minha área, é fundamental nos dias de hoje, e é por isso que investimos tanto neste programa”” assinatura=”Ezébio Oliveira, diretor do CIL de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além do benefício de aprender uma nova língua, os CILs promovem a diversidade cultural. Os cursos proporcionam um ambiente de aprendizado multicultural, no qual os estudantes podem interagir com colegas de diferentes origens étnicas e culturais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Daniele de Oliveira, também estudante do CIL de Ceilândia, conta que “no CIL, não apenas aprendi espanhol, mas também fiz amigos de todo o mundo. E é uma grande oportunidade para abrir portas, conhecer pessoas e também aplicar, futuramente, na minha profissão. Estou ansiosa para usar meu conhecimento da língua em futuras viagens e oportunidades profissionais”, destaca.

Para o diretor do CIL de Ceilândia, que também é ex-aluno da instituição, Ezébio Oliveira, é uma honra poder participar de um projeto que ele viu nascer na cidade. “O CIL é uma escola comprometida em proporcionar educação de qualidade para os estudantes da rede pública e da comunidade. Acreditamos que o aprendizado das línguas, principalmente da inglesa que é a minha área, é fundamental nos dias de hoje e é por isso que investimos tanto neste programa”, destaca o professor da língua inglesa.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF)