25/09/2023 às 17:22

Jovens do DF indicam demandas para a 4ª Conferência Nacional da Juventude

Conferências Regionais e Distritais da Juventude promovidas pela Secretaria da Família e da Juventude vão ouvir alunos de seis escolas da rede de ensino em várias regiões administrativas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O diálogo e a aproximação à realidade dos jovens do DF tem por objetivo principal promover a discussão e a formulação de propostas relacionadas às políticas públicas direcionadas à juventude. Com esse olhar e após dar o pontapé na formulação do Plano Distrital da Juventude (PDJ) nas escolas, a Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF) inicia, nesta terça-feira (26), no Centro de Ensino Médio Júlia Kubitscheck, outro momento importante no empoderamento e protagonismo dos jovens na sociedade com a realização das Conferências Regionais e Distritais da Juventude.

De acordo com o secretário Rodrigo Delmasso, “sob a gestão do nosso governador Ibaneis Rocha, temos a oportunidade única de liderar esse processo de mudança, demonstrando o compromisso contínuo deste governo com a juventude e com o progresso da nossa região” | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A iniciativa conta com a parceria entre a SEFJ-DF e a Secretaria de Educação, por meio das Coordenações Regionais de Ensino. A pasta da Família e da Juventude vai ouvir jovens de seis escolas da rede pública em várias regiões administrativas.

As propostas apontadas pelos estudantes serão compiladas em documento e apresentadas à Secretaria Nacional de Juventude durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude,  com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a ser realizada no período de 14 a 17 de dezembro de 2023, em Brasília. A Secretaria Nacional de Juventude irá avaliar as contribuições e poderá adotar as medidas pertinentes para a implementação das propostas aprovadas.

Algumas das principais causas e problemas que as conferências buscam solucionar e a serem debatidos nos encontros da Conferência Distrital
– Participação e Engajamento Cívico
– Educação de Qualidade
– Desemprego e Empregabilidade
– Saúde Mental e Bem-Estar
– Acesso à Cultura e Lazer
– Participação Política e Representatividade
– Violência e Segurança
– Acesso à Informação e Tecnologia
– Igualdade e Inclusão
– Meio Ambiente e Sustentabilidade
– Acesso à Moradia e Mobilidade
– Enfrentamento da Pandemia e seus Impactos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário da pasta, Rodrigo Delmasso, avalia que as Conferências Regionais e Distrital de Juventude têm o propósito de enfrentar uma série de causas e problemas que afetam os jovens, proporcionando um espaço inclusivo para discussão e formulação de políticas públicas que respondam efetivamente às necessidades, aspirações e desafios da juventude no Distrito Federal.

“A convocação das Conferências Regionais e Distrital de Juventude é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual os jovens têm voz ativa e participação efetiva nas decisões que os afetam. Ao considerar a diversidade das vozes jovens, estaremos forjando um futuro mais promissor para o Distrito Federal. Sob a gestão do nosso governador Ibaneis Rocha, temos a oportunidade única de liderar esse processo de mudança, demonstrando o compromisso contínuo deste governo com a juventude e com o progresso da nossa região”, afirmou.

O calendário de realização das Conferências Regionais abrange as seguintes regiões administrativas
? Centro de Ensino Médio – CEM Júlia Kubitscheck, dia 26/09 no turno da manhã
? Centro de Ensino Médio – CEM 04 de Sobradinho, dia 27/09 no turno da manhã
? Centro de Ensino Médio – CEM 01 do Guará, dia 27/09 no turno da manhã
? Centro Educacional – CED 104 do Recanto da Emas, 28/09 no turno da tarde
? Centro Educacional – CED 416 de Santa Maria, 29/09 no turno da manhã
? Centro de Ensino Médio – CEM Taguatinga Norte (CTN), 29/09 no turno da tarde

*Com informações da SEFJ-DF