26/09/2023 às 16:19

Caderno vai orientar profissionais da educação sobre transição escolar

Manual desenvolvido pela SEEDF será distribuído em toda a rede pública de ensino e tem o objetivo de minimizar os possíveis impactos provocados pelo ambiente escolar entre os estudantes

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desenvolveu um manual com dicas e orientações pedagógicas para auxiliar os profissionais da educação da rede pública de ensino diante das mudanças vividas pelos estudantes no ambiente escolar. O caderno orientador Transição Escolar – Trajetórias na Educação Básica do DF traz uma série de sugestões sobre os diferentes processos de transição vivenciados pelos alunos durante a trajetória escolar.

A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, ressaltou a importância do material para todas as etapas da educação básica: “Ele propõe orientações corretas sobre como devemos atuar, orientar e auxiliar nossos estudantes nessas transições no âmbito escolar” | Foto: Felipe de Noronha / Ascom SEEDF

O lançamento do guia foi realizado, nesta segunda-feira (25), no auditório do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Planalto, na Vila Planalto, com a presença de servidores e membros das 14 regionais de ensino. Serão distribuídos cinco mil exemplares do caderno para todas as escolas públicas do Distrito Federal. O material também já está disponível no site da Secretaria de Educação.

[Olho texto=”“É um trabalho coletivo que envolve toda a escola, equipe pedagógica, diretores, professores e servidores trabalhando para o acolhimento, de forma a receber o aluno nesse processo transitório, seja de mudança de escola ou etapa escolar. O livro será o nosso melhor aprendizado sobre esses aspectos”” assinatura=”Ana Karina Braga, diretora de Serviços, Programas e Projetos Transversais” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A temática transição escolar ganhou espaço nas discussões e nos estudos educacionais, especialmente pela possibilidade da relação com a reprovação e com a evasão, evidenciando a necessidade de ações que viabilizem minimizar os possíveis impactos decorrentes da transição entre as etapas e modalidades da escolarização, bem como de outras formas de transição que ocorrem no espaço escolar.

Por isso, o manual traz orientações e dicas práticas sobre os diferentes processos de transição dentro do ambiente escolar, uma vez que as transições não se referem apenas ao início ou ao fim de um ano letivo, mas ocorrem constantemente em diversos momentos, por exemplo, com a chegada de um novo estudante ou na mudança da educação infantil para o ensino fundamental.

“Hoje vivenciamos um momento muito especial para os profissionais da educação. Esse caderno é de fundamental importância em todas as etapas da educação básica. Ele propõe orientações corretas sobre como devemos atuar, orientar e auxiliar nossos estudantes nessas transições no âmbito escolar”, explica Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica.

Segunda edição

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Esta é a 2ª edição, revisada e ampliada, do caderno orientador que teve o primeiro lançamento em 2021 em uma live. A obra foi desenvolvida pela subsecretaria de Educação Básica (Subeb), por meio da Diretoria de Serviços, Programas e Projetos Transversais (Dispre), com apoio de professores da rede pública de ensino.

“É um trabalho coletivo que envolve toda a escola, equipe pedagógica, diretores, professores e servidores trabalhando para o acolhimento, de forma a receber o aluno nesse processo transitório, seja de mudança de escola, seja etapa escolar. O livro será o nosso melhor aprendizado sobre esses aspectos”, avalia Ana Karina Braga, diretora de Serviços, Programas e Projetos Transversais.

*Com informações da SEEDF