26/09/2023 às 17:00, atualizado em 26/09/2023 às 20:10

Ibaneis Rocha recebe comenda do Tribunal de Contas do DF

Governador do DF foi reconhecido pela defesa dos recursos públicos com a honraria de Ordem ao Mérito de Contas Ruy Barbosa em cerimônia nesta terça-feira (26)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recebeu, na tarde desta terça-feira (26), a Comenda de Ordem ao Mérito de Contas Ruy Barbosa concedida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O chefe do Executivo foi homenageado durante a sessão especial de entrega das honrarias que reconheceu autoridades e servidores que atuam em defesa dos recursos públicos. A solenidade faz parte das atividades em alusão aos 63 anos do TCDF.

[Olho texto=”“Essa comenda vem com um significado muito forte de que estamos na linha certa. Na linha do diálogo, da conversa, da harmonia e do entendimento”” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Sei que essa comenda não vem só em meu nome, mas em nome de todos os servidores do Distrito Federal que vêm se dedicando ao longo desse período para transformar a vida dos moradores da nossa cidade, principalmente, daqueles mais humildes e que precisam disso”, afirmou o governador. “Essa comenda vem com um significado muito forte de que estamos na linha certa. Na linha do diálogo, da conversa, da harmonia e do entendimento”, completou.

Ibaneis Rocha fez questão de reconhecer o papel do Tribunal de Contas do Distrito Federal. “O TCDF é um verdadeiro parceiro da cidadania no Distrito Federal. Tenho acompanhado todos os processos de licitação e de contratos que são fiscalizados aqui pelo tribunal e a turma trabalha com afinco e muito carinho. Quero estender essas palavras a todos os servidores desta Casa que prestam um serviço excepcional para o Distrito Federal”, elogiou.

O presidente do TCDF, o conselheiro Márcio Michel, destacou que a entrega das honrarias tem como objetivo reconhecer as autoridades e servidores do Distrito Federal que contribuem para que o tribunal possa cumprir a missão de fiscalização. “Essa celebração que fizemos hoje tem o condão de prestigiar e parabenizar todos aqueles que muito contribuem para o Distrito Federal, bem como com o Tribunal de Contas, na sua função que é fiscalizar”, explicou.

Ibaneis Rocha: “Tenho acompanhado todos os processos de licitação e de contratos que são fiscalizados aqui pelo tribunal e a turma trabalha com afinco e muito carinho” | Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília

Foi das mãos do conselheiro e por indicação dele que Ibaneis Rocha recebeu a Grã-Cruz, concedida àqueles que contribuem para a defesa dos recursos públicos. “O governador Ibaneis foi agraciado por esse tribunal pelo trabalho, pela desenvoltura e pela forma como ele vem trabalhando, com lisura e transparência. Esse tribunal sempre será grato a ele, pelo fato de ele deixar o tribunal muito à vontade para trabalhar”, justificou Michel.

Mais homenagens

Outras personalidades do DF também foram homenageadas pelo Tribunal de Contas

Foram agraciados com a mesma outorga que Ibaneis Rocha o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz de Oliveira, e o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wellington Luiz. Na cerimônia também foram entregues os reconhecimentos de Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão, foi lembrada na sessão especial. Ela foi agraciada com a honra de Grande Oficial. “É um sentimento de muita emoção, alegria e gratidão. Recebo essa medalha em nome de toda a Procuradoria-Geral do Distrito Federal e o trabalho que nós temos feito durante esses quatro anos e meio”, comentou.

Quem também foi homenageado pelo Tribunal foi o advogado Valdetário Andrade Monteiro, que exerceu o cargo de secretário da Casa Civil do DF entre 2019 e 2020. Monteiro recebeu a Comenda de Grande Oficial.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A cerimônia no auditório do Tribunal de Contas do DF começou com o Hino Nacional sendo tocado por musicistas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que ficaram responsáveis pela trilha sonora ao longo de toda a solenidade.

Outorga

A Comenda de Ordem do Mérito de Contas Ruy Barbosa foi instituída pela Resolução nº 167, de 13 de julho de 2004, e dividida em graus Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial e Cavaleiro. A honraria é concedida àqueles que contribuem para a defesa do erário e do controle dos atos de gestão pública e para o realce das instituições de controle no exterior, no Brasil ou no Distrito Federal (DF).

Governador do DF é agraciado com Comenda de Ordem ao Mérito do TCDF