26/09/2023 às 16:12

Marco da Caravana da Integração Nacional ganha iluminação

Monumento em frente à Catedral agora pode ser visitado à noite com mais segurança

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O monumento Marco da Caravana da Integração Nacional, no canteiro da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral, entre as vias N1 e S1, ganhou iluminação em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (25).

A iluminação do ponto turístico é uma demanda antiga do grupo de colecionadores de veículos antigos, Caravana da Integração Nacional (CIN). “O monumento serviu para mostrar que Brasília era um local viável para ser a capital do país, além de marcar o encontro dos deslocamentos para a cidade. Até o ano passado ele estava largado e tinha ações de vândalos. Nós conseguimos ajuda do GDF para a realização do restauro e estava faltando apenas a iluminação”, comemora Bernardo de Barros, organizador do CIN.

Marco da Caravana da Integração Nacional foi reformado em 2022, mas faltava a parte de iluminação pública | Fotos: Emanuelle Sena/ Administração do Plano Piloto

O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, conta que a empresa tem se empenhado em reforçar a iluminação noturna na cidade. “Para que a população possa participar de eventos noturnos com mais tranquilidade, realizamos o reforço na iluminação pública sempre que se mostra necessário. Além da caravana, também instalamos a iluminação para a Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina”, afirma.

[Olho texto=”“Para que a população possa participar de eventos noturnos com mais tranquilidade, realizamos o reforço na iluminação pública sempre que se mostra necessário”” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A instalação da iluminação no Marco também contou com a ajuda da Administração do Plano Piloto, que fez a ponte entre a CEB e a CIN. “A palavra é integração. O GDF se uniu para dar a devida importância ao Marco. Fizemos a gestão junto à CEB e, com o apoio da companhia, conseguimos a iluminação. Estamos à disposição da comunidade para ajudar nas demandas do Plano Piloto”, avisa o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

O Marco da Caravana da Integração Nacional

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com uma cruz de metal com altura de 5 metros, o monumento foi instalado há 63 anos e reformado no ano passado. A estrutura foi idealizada para simbolizar a expansão da malha rodoviária e a implantação da indústria automobilística em Brasília. A ideia da caravana foi do major José Edson Perpétuo, primo e ajudante de ordens de Juscelino Kubitschek.

*Com informações da Administração do Plano Piloto