26/09/2023 às 14:32, atualizado em 26/09/2023 às 18:48

Moradores de Planaltina recebem dicas de uso racional da água

Ação da Caesb fez parte da programação da VIII Feira da Colônia – Circuito Rajadinha

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participou, no final de semana, da VIII Feira da Colônia – Circuito Rajadinha, em Planaltina. A ação contemplou atividades para a conscientização do uso racional de água e a distribuição de água potável para o público visitante e produtores rurais.

Planaltina é abastecida por um sistema de mananciais pequenos ou médios, que reduzem a disponibilidade hídrica nos meses secos. O morador da cidade sabe que, no período de seca, os córregos Pipiripau, Mestre D’Armas, Corguinho, Brejinho e Fumal, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Sobradinho-Planaltina, ficam com pouca disponibilidade de água.

[Olho texto=” “Estamos passando por um período de seca e precisamos entender a importância que a água tem para o meio ambiente”” assinatura=” Fraildes Rodrigues, moradora de Planaltina” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a moradora de Planaltina, Fraildes Rodrigues, 59 anos, essa ação contribui para a conscientização das pessoas. “Estamos passando por um período de seca e precisamos entender a importância que a água tem para o meio ambiente. Estamos aqui com a Caesb apoiando essa causa”, afirmou.

Mudar os hábitos de consumo pode ser uma poderosa ferramenta para a manutenção dos níveis dos reservatórios que abastecem o DF | Foto: Divulgação/ Caesb

Mudar os hábitos de consumo pode ser uma poderosa ferramenta para a manutenção dos níveis dos reservatórios que abastecem o DF. Ações como banhos mais curtos, conserto de vazamentos nas redes internas, regulagem da descarga e lavagem de calçadas a seco contribuem para evitar um problema maior.

[Olho texto=”“O consumo consciente da água é a base para um futuro sustentável”” assinatura=”Luís Antônio Reis, presidente da Caesb” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, reforça a importância do papel da população na preservação da água. “O volume de água dos reservatórios que abastecem a capital está dentro do nível de normalidade para o período. Mas sabemos que, neste momento de extremo calor e baixíssima umidade do ar, é fundamental que cada usuário faça a própria parte. O consumo consciente da água é a base para um futuro sustentável”, afirma Reis.

Distribuição de água

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Caesb está presente em vários eventos realizados no DF com a distribuição de água potável para o público em geral. Só na última semana, a companhia participou de 46 ações abertas ao público, garantindo a hidratação de aproximadamente 20 mil pessoas. No total, foram destinados aos atendimentos cerca de oito mil copos com 200 ml de água potável envasada, 15 unidades carros e duas unidades fixas, ambas com caixas d’água de 500 litros de água.

As parcerias beneficiaram alunos de escolas públicas de Estrutural, Guará, São Sebastião e Taguatinga; pessoas atendidas na Unidade Móvel de Coleta de Sangue, da Fundação Hemocentro de Brasília; nos serviços prestados pela Unidade do Na Hora, no Parque da Cidade e em eventos esportivos realizados em Ceilândia, Planaltina e Asa Sul.

*Com informações da Caesb