26/09/2023 às 19:50, atualizado em 26/09/2023 às 20:54

Segurança pública é tema de encontro com representantes de embaixadas

Secretários da SSP e de Relações internacionais colocaram, mais uma vez, a estrutura do GDF à disposição da comunidade internacional residente na capital da República

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Representantes de embaixadas e organismos internacionais foram recebidos, nesta terça-feira (26), pelos secretários de Segurança Pública do DF (SSP-DF), Sandro Avelar, e de Relações Internacionais, Paco Brito. O encontro ocorreu no auditório do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e teve como objetivo estreitar relações entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os participantes e, ainda, colocar toda a Segurança Pública à disposição, no que diz respeito à proteção desses locais.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, é “importante reforçar que temos policiais destacados para atuar nesta região, por meio do Batalhão Rio Branco, da Polícia Militar do DF” | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Nos colocamos à disposição para atender da melhor forma a todos vocês, no que se refere ao policiamento e manutenção da ordem no perímetro desses organismos internacionais e, também, para todas as questões burocráticas afetas à segurança pública”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Importante reforçar que temos policiais destacados para atuar nesta região, por meio do Batalhão Rio Branco, da Polícia Militar do DF”, completou.

[Olho texto=”“A secretaria é a ponte entre a comunidade diplomática e o GDF e oferecer este espaço de diálogo e discussão para as missões diplomáticas fará com que possamos entender e atender as demandas”” assinatura=”Paco Britto, secretário de Relações Internacionais” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, o objetivo é que encontros como o de hoje ocorram a cada três meses e que sejam escolhidos representantes das embaixadas para atuarem como porta-vozes das demandas. “A secretaria é a ponte entre a comunidade diplomática e o GDF e oferecer este espaço de diálogo e discussão para as missões diplomáticas fará com que possamos entender e atender as demandas”, frisou.

Durante o encontro, os participantes assistiram a uma palestra sobre a divisão da Segurança Pública no Distrito Federal e Brasil. Eles também tiveram acesso à análise criminal do Setor de Embaixadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o adido da Embaixada da Espanha e vice-presidente da Associação de Adidos Acreditados no Brasil, Juan Ramos, as reuniões trimestrais serão de extrema importância para “atualizar as demandas das missões diplomáticas” dentro do período. “Também é um tempo que os representantes do fórum terão para reunir os anseios de toda a comunidade diplomática e apresentá-los nos encontros”, completou.

Batalhão Rio Branco

Também como parte da programação, os participantes assistiram a uma apresentação sobre o 5° Batalhão de Polícia Militar, o Batalhão Rio Branco, que é responsável pelo policiamento ostensivo no Lago Sul e setores de Embaixadas Sul e Norte. A unidade policial é também responsável para atuar em todo o Distrito Federal quando no atendimento de situações que envolvam membro do corpo diplomático e atua no Policiamento Turístico na Capital.

“Todo o efetivo da Unidade está preparado e capacitado para agir de maneira correta e pautada na legislação internacional e nacional”, afirmou o comandante interino do batalhão, capitão Manzotte.

*Com informações da SSP-DF