27/09/2023 às 13:18

Novas instalações otimizam administração de remédios na Região Norte

Aprimoramento da logística melhora armazenamento e fornecimento de medicamentos e materiais. Espaço conta, ainda, com áreas adequadas para carga e descarga de produtos

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Saúde (SES-DF) ativou, neste mês, o novo Núcleo de Logística Farmacêutica (NLF) para atender à rede da Região Norte. A expectativa é otimizar o suprimento de 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Planaltina, Arapoanga, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Também serão atendidos os hospitais regionais de Sobradinho (HRS) e Planaltina (HRPl), além do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepi).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Localizado no bairro Buritis IV, em Planaltina, o novo galpão do NLF foi reformado ao longo de quatro meses, com um investimento de R$ 179 mil. O ambiente viabiliza melhorias como a ampliação da área de armazenamento, conferência dos materiais e medicamentos no ato da entrega, a chamada dupla conferência, além de espaço físico para o desempenho adequado das atividades.

“O NLF é responsável pelas etapas do ciclo da assistência farmacêutica, que visam, como finalidades principais, assegurar a qualidade dos medicamentos por meio de condições adequadas de armazenamento e de um controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário”, aponta a chefe do NLF da Região Norte, Ligia Machado.

*Com informações da Secretaria de Saúde