27/09/2023 às 19:47

Servidores da segurança pública são capacitados em Libras

O curso teve duração de quatro meses e visa melhor qualificação dos agentes da segurança pública na prestação do serviço à sociedade

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Quarenta e cinco servidores da segurança pública estão aptos a atender, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a população do Distrito Federal. Após cerca de quatro meses de formação, policiais civis e militares, bombeiros, agentes de trânsito e colaboradores da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) receberam, nesta quarta-feira (27), o certificado de conclusão de curso durante cerimônia, realizada no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A capacitação faz parte de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e está na terceira edição do projeto, iniciado em 2022. O objetivo do curso é proporcionar melhor qualificação dos agentes da segurança pública na prestação do serviço à sociedade, tendo como base a inclusão e aceitação da Pessoa com Deficiência (PcD).

Esta é a segunda edição do curso de Libras para a segurança pública | Fotos: Divulgação/SSP-DF

A importância da continuidade do projeto foi ressaltada pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Esta capacitação é essencial para melhor prestação de nossos serviços e mais qualidade em nossos atendimentos, pois facilita o entendimento e a comunicação entre agentes de segurança e comunidade surda.”

Para Avelar, a capacitação é uma forma de inclusão e, também, de integração. “Esta é uma oportunidade de interação e compartilhamento de experiências entre as diferentes forças de segurança”, afirma.

O curso ocorreu de forma online e ao vivo, com carga horária de 120 horas. Com início em 20 de março, as aulas eram administradas duas vezes por semana.

A capacitação foi elogiada pelo secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos. “Entendo que ações como essa evidenciam um outro tipo de acessibilidade que deve ser muito valorizado, que é a acessibilidade atitudinal, que é a atitude de querer contribuir e se aproximar desse público e trazer para eles uma igualdade de condição.”

Parceria

Esta é a segunda edição do curso de Libras para a segurança pública. A primeira ocorreu em 2022. O professor da formação atual foi Leandro Torres, docente de Libras do Campus Taguatinga do IFB e também surdo.

O curso ocorreu de forma online e ao vivo, com carga horária de 120 horas

“Vocês agora são defensores da igualdade. Comunicar por Libras transcende obstáculos que tínhamos, para que todos possam estar protegidos, compreendidos e entendidos. Vocês são heróis da inclusão”, ressaltou o chefe de gabinete da reitoria do IFB, Rodrigo Alfane.

Para o professor Leandro Alves Torres, a procura pelo curso é grande. “Isso ocorre devido ao fato da inclusão ter sido cada vez mais necessária para ser aplicada no dia a dia da comunidade e nas atividades de segurança pública. Já estamos com a terceira turma em andamento. Logo, teremos mais 45 servidores capacitados. Isso é muito importante.”

Protocolo

Os participantes da primeira edição do curso estão trabalhando, por meio de um grupo, em um protocolo que servirá de base para o atendimento de ocorrências nas forças de segurança.

O primeiro protocolo, que está em fase de elaboração, será o da Polícia Civil, para atendimentos em delegacias e abordagens. “Os demais serão elaborados na sequência. O grupo de trabalho tem se reunido para elaborar o material que ficará disponível na escola virtual da SSP”, afirma o coordenador de ensino da Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas (Suegep) da SSP, André Telles.