28/09/2023 às 17:55

DF se mobiliza para as escolhas dos conselheiros tutelares

Eleição para as 220 vagas será no domingo (1º/10). Urnas serão transportadas para os locais de votação nesta sexta-feira (29)

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O grande momento do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027 está chegando. A eleição será no próximo domingo, dia 1º de outubro. Os próximos passos para que tudo esteja pronto para o domingo incluem o encaminhamento das urnas para os locais de votação nesta sexta-feira (29) e a montagem e preparação das urnas no sábado (30).

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), está conduzindo o processo eleitoral. Serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes. São 1.268 candidatos aptos a serem votados.

As urnas eletrônicas foram carregadas no galpão do Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) entre os dias 25 e 27 de setembro | Foto: Divulgação/Sejus-DF

“Falar de conselheiro tutelar é lembrar que a criança e o adolescente sempre devem ter seus direitos garantidos e resguardados. Essa lição é extremamente importante para compor uma rede de proteção eficiente que vai trabalhar em conjunto com várias frentes do governo. Fizemos um trabalho árduo de divulgação da eleição e do importante papel dos conselheiros na sociedade para estimular o voto dos cidadãos”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, reforça a importância da participação popular no pleito de 1º de outubro. “O Tribunal está plenamente mobilizado para apoiar a Secretaria de Justiça e Cidadania na realização das eleições para a escolha dos conselheiros tutelares do DF e aproveito para convidar todos os eleitores a votarem no dia 1º de outubro neste importante pleito”.

Veja o cronograma das eleições dos conselhos tutelares:

Sexta-feira (29/9) – Distribuição das urnas

As urnas eletrônicas foram carregadas no galpão do Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) entre os dias 25 e 27 de setembro. O órgão disponibilizou 1.172 máquinas para votação e mais 118 para contingência. No carregamento das urnas são colocados os nomes dos eleitores, bem como os nomes e numeração dos candidatos com a respectiva fotografia. Nesta sexta-feira (29), as urnas saem para os locais de votação.

A distribuição começa às 6h, e as máquinas saem do galpão do TRE-DF em direção aos 146 locais de votação espalhados por todas as regiões administrativas do DF. Este processo de transporte vai ocorrer ao longo do dia, de acordo com rota previamente definida, com auxílio de nove vans.

As urnas serão recebidas nos locais de votação pelos diretores das escolas.

Sábado (30/9) – Preparação das urnas

Na manhã do sábado (30), começa a montagem das seções eleitorais para escolhas dos membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027. Esse processo de organização das urnas é feito pelos administradores dos locais. Eles participaram de treinamentos ofertados pelo TRE e serão responsáveis pelo acompanhamento e pela instalação das urnas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A segurança dos locais de votação será feita com apoio da equipe de vigilância das escolas e com plano de segurança para os arredores desses locais, elaborado em conjunto pela Sejus e pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP).

Domingo (1º/10) – Dia de votação

O dia da eleição começa com a abertura das escolas, às 6h, pelos mesários e profissionais que atuarão no processo eleitoral. Às 7h, ocorre a zerésima (antes do início da votação): é impresso um comprovante mostrando que a urna eletrônica não tem votos para nenhum dos candidatos (ou “zero voto”).

A população poderá votar, das 8h às 17h, nos candidatos de sua preferência, apresentando documento oficial com foto ou o e-título. A pessoa só poderá votar no candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado.

Os números dos candidatos estão separados por região administrativa e podem ser consultados neste link.

O local de votação do eleitor pode ser verificado aqui.

Domingo (1º/10) – Apuração e resultado

A eleição inicia às 8h e é encerrada às 17h. Ao término da votação, cada administrador de local (um em cada escola) vai entregar as mídias de resultado para que os responsáveis de veículos as levem até a escola de totalização de votos da sua respectiva região administrativa.

Cada escola de totalização possui agentes de transmissão treinados para encaminhar as informações das mídias com o resultado preliminar dos candidatos eleitos da região para o comitê de acompanhamento das eleições, que estará no Palácio do Buriti durante todo o dia. O resultado da totalização de votos da eleição está previsto para ser divulgado a partir de 20h. O resultado oficial dos eleitos, na terça-feira (3/10) , por meio do Diário Oficial do DF (DODF).

Primeiro são recolhidas as mídias de resultados nas unidades de votação para serem encaminhadas para a escola de totalização da sua região. Também no domingo, são recolhidas as urnas e encaminhadas para a escola de totalização. Na segunda-feira (2/10), as urnas serão recolhidas e entregues no galpão do TRE.

* Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)