28/09/2023 às 15:40

Escola de Música celebra bandas sinfônicas e suas tradições

Instituição oferece espetáculo gratuito com obras de Tchaikovsky e outros compositores, na noite desta quinta (28), com grupos que tocam instrumentos apenas de sopro e de percussão

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Esta é para os apreciadores da música erudita. A banda sinfônica da Escola de Música de Brasília (EMB) vai se apresentar na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Levino de Alcântara (602 Sul). O espetáculo, marcado para as 19h30, trará obras de Tchaikovsky, John T. Williams, Eric Whitacre e do compositor brasileiro Ricardo Silva. A entrada é gratuita, e o espaço está sujeito a lotação.

Semana das Bandas da EMB segue até sexta-feira (29) | Arte: Divulgação/EMB

[Olho texto=”“A banda sinfônica é mais um campo de trabalho no mundo da música, bem rentável, inclusive” ” assinatura=”Davson de Souza, diretor da EMB” esquerda_direita_centro=”direita”]

A apresentação marca a reta final da Semana das Bandas da EMB – escola mantida pelo GDF. O evento, que celebra as bandas sinfônicas e suas tradições, começou na segunda-feira (25) oferecendo masterclasses, ensaios especiais e espetáculos à comunidade. A ação segue até esta sexta (29), quando será encerrada com a palestra Afinação com aplicativos na prática, ministrada pelo professor Wagner Lopes no Teatro Carlos Galvão, da EMB.

Mas, afinal de contas, o que é uma banda sinfônica? “A banda sinfônica é muito similar à orquestra em número de integrantes e repertório, mas, ao contrário das orquestras, as bandas não têm instrumento de cordas, só de sopro e percussão”, explica o diretor da EMB, Davson de Souza. “Temos flautas, clarinetes, saxofones, oboés, tubas, fagotes e toda a família da percussão”.

?[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em sua segunda edição, a Semana das Bandas é uma oportunidade encontrada pela EMB de divulgar essa tradição que vem desde os tempos do Brasil Império. “A banda sinfônica é mais um campo de trabalho no mundo da música, bem rentável, inclusive. Cada um desses grupamentos comporta de 90 a 100 músicos, uma ótima oportunidade de emprego”, afirma Davson.

?O diretor ressalta que eventos como a Semana das Bandas também aproxima a EMB daqueles que ainda não a conhecem. “A Escola de Música é pública, oferecemos aulas 100% gratuitas tanto de música erudita quanto de música popular”, avisa. “São aproximadamente 50 cursos à disposição da comunidade, dos mais variados instrumentos”. Quer conhecer mais sobre a instituição? Acesse aqui o site da EMB.