28/09/2023 às 19:46, atualizado em 28/09/2023 às 21:05

Escolas públicas e particulares participam de seminário sobre segurança

Palestras voltadas para comunidade do segmento abordaram temas como crimes cibernéticos, Lei Maria da Penha e gestão de riscos em ambiente escolar

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Com objetivo de fomentar o conhecimento no campo da segurança pública escolar, a Polícia Militar do DF (PMDF), por meio do Batalhão Escolar (Bpesc), realizou, nesta quinta-feira (28), o 1º Seminário de Segurança Pública no Ambiente Escolar. Representantes das redes de ensino pública e particular do DF participaram do evento, realizado no auditório do Colégio La Salle, na Asa Sul.

[Olho texto=”“Acredito na educação e acredito, também, na transversalidade desse tema. A formação escolar é essencial para formação de nossas crianças e tenho certeza que este seminário será realizado outras vezes”” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O seminário, promovido por meio de parceria do Bpesc com as secretarias de Segurança e de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), foi dividido em diferentes painéis. As temáticas escolhidas foram: atividades do Bpesc, prevenção ao crime por meio do design do ambiente escolar, convivência escolar e cultura de paz, Maria da Penha vai à Escola, segurança escolar e gestão de riscos, segurança no perímetro de segurança escolar, ocorrências escolares e crimes cibernéticos.

“Acredito na educação e acredito, também, na transversalidade desse tema. A formação escolar é essencial para formação de nossas crianças e tenho certeza que este seminário será realizado outras vezes”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Somos referência na faixa de pedestres e tenho certeza que seremos também nesta temática”, completou.

O secretário Sandro Avelar ressaltou que o DF, também na segurança escolar, vai ser exemplo para o país: “Somos referência na faixa de pedestres e tenho certeza que seremos também nesta temática” | Foto: Divulgação/SSP-DF

[Olho texto=”“Traçamos iniciativas de proteção e acolhimento aos estudantes, professores e vem dando muito certo. Aos poucos, estamos conseguindo mais espaços nas escolas, seja com palestras, atendimento especializado ou apoio expressivo do Batalhão Escolar dentro das unidades”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da união de diferentes órgãos no cuidado com os estudantes. “Eu conversei muito com governador Ibaneis Rocha, com a SSP, a PMDF e o Batalhão Escolar, que precisávamos iniciar uma ação conjunta em prol da comunidade escolar. Traçamos iniciativas de proteção e acolhimento aos estudantes, professores e vem dando muito certo. Aos poucos, estamos conseguindo mais espaços nas escolas, seja com palestras, atendimento especializado ou apoio expressivo do Batalhão Escolar dentro das unidades”, pontuou.

A subcomandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros, ressaltou a importância da integração dos diferentes órgãos para que o ambiente escolar tenha mais segurança. “Crianças e adolescentes precisam se sentir seguras para estudar, assim como toda a comunidade escolar, que se empenha diariamente para proporcionar educação de qualidade. Nosso papel é proporcionar essa segurança, que não se faz apenas com a polícia, mas com a participação de todos.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A prevenção foi a motivação para realização do evento, com explica a comandante do Batalhão Escolar, tenente-coronel Renata Braz. “A iniciativa tem como objetivo trabalhar assuntos para o enfrentamento da violência escolar, que tem sido monitorada no DF, mas esperamos contribuir apresentando informações que possam contribuir para que as escolas trabalhem com gestão de risco e implementação de ações preventivas inovadoras”, afirmou.

Palestra 

A maior parte dos palestrantes integram as forças de segurança. Para o subsecretário de Gestão da Informação, coronel Célio Dutra, que ministrou a palestra sobre gestão de risco, o seminário fortalece a ideia de ‘Paz nas Escolas’. “Isso ocorre a partir do compartilhamento de boas práticas, tendo como objetivo comum melhorar o ambiente escolar, aumentar a sensação de segurança, diminuir o medo do crime e a incentivar a comunidade escolar a se apropriar dos espaços escolares, fortalecendo toda a rede”.

Para o juíz de Direito do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), Ben-Hur Viza, responsável pela palestra Maria da Penha vai à Escola, o seminário foi uma importante iniciativa para segurança pública e demonstra a preocupação do Estado com a proteção de estudantes e profissionais de educação. “Foram tratados temas importantes e metodologias modernas para se fazer segurança de forma efetiva no ambiente escolar”.

*Com informações da SSP-DF