28/09/2023 às 17:45, atualizado em 29/09/2023 às 08:13

Estação Galeria recebe primeira ação da campanha ‘Mulher, não se Cale!’

Ações de conscientização serão realizadas até 27 de outubro em estações e trens para orientar mulheres que sofrem ou testemunham diferentes tipos de violência doméstica

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria da Mulher do DF (SMDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil e apoio do Metrô-DF, lançou, na manhã desta quinta-feira (28), na Estação do Metrô Galeria, a campanha Mulher, não se Cale!. A ação ocorre até 27 de outubro e estará presente em dois trens e nas estações do DF de forma itinerante. A SMDF pretende alcançar diretamente cerca de 30 mil usuários do metrô, e 130 mil pessoas indiretamente, levando ações de conscientização e prevenção da violência contra a mulher.

Ação de conscientização contra a violência de gênero na Estação do Metrô Galeria, nesta quinta-feira (28) | Fotos: Vinícius Melo/SMDF

Estiveram presentes na cerimônia a vice-governadora Celina Leão, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e o secretário da Segurança Pública, Sandro Avelar, a deputada distrital Jane Klébia e a gerente de Projetos Especiais do Metrô, Letícia Divina. Para a vice-governadora, a luta contra a violência de gênero é uma pauta de toda a sociedade.

[Olho texto=”“O suporte do Estado é fundamental para que todas saiam da situação de vulnerabilidade e do ciclo de violência. Queremos que cada mulher tenha o seu emprego e crie seus filhos de forma segura”” assinatura=”Celina Leão, vice-governadora” esquerda_direita_centro=”direita”]

“As mulheres devem ser encorajadas a fazer a denúncia e, para isso, criamos campanhas e programas como essa iniciativa. O suporte do Estado é fundamental para que todas saiam da situação de vulnerabilidade e do ciclo de violência. Queremos que cada mulher tenha o seu emprego e crie seus filhos de forma segura”, destaca Celina.

A campanha vai orientar as mulheres que sofrem ou testemunham tipos de violência doméstica, além de conscientizar homens a não praticarem agressões e ampliar o debate sobre a violência de gênero. “A informação salva a mulher. Vamos ampliar a campanha para ocupar os espaços públicos do DF e conscientizar a todos que a pauta da mulher é de todos”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Os estandes de divulgação, conscientização e apoio do projeto estarão montados, em datas específicas, nas estações do metrô Central, Galeria dos Estados, Águas Claras, Praça do Relógio e Ceilândia Centro, locais com os maiores fluxos de circulação de pessoas, sendo estratégico para o alcance de um público maior.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, fala no lançamento da campanha ‘Mulher, não se Cale!’, evento que contou com a participação da vice-governadora Celina Leão

A ação presencial conta com uma equipe de cinco mobilizadores, treinados pela equipe da SMDF, para realizarem a abordagem às pessoas sobre os diferentes tipos de violência, seus impactos, as causas subjacentes e os direitos das mulheres, com o objetivo de romper com os estereótipos de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade, quebrando o ciclo de violência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além do material de apoio distribuído pela equipe, a campanha estará presente em todas as estações do metrô do Distrito Federal por meio da adesivagem dos trens, escadas, paredes e cartazes. O estande contará com um ambiente instagramável, para abordar o assunto com sensibilidade e incentivar a reflexão sobre o tema. Quem divulgar em suas redes sociais a fotografia do local, com a hashtag #mulhernaosecale, será presenteado com uma foto em alta qualidade.

Ações presenciais:

? Estação Galeria: 28 e 29 de setembro, 2 e 3 de outubro
? Estação Central: 4, 5, 6, 9 e 10 de outubro
? Estação Águas Claras: 11, 13, 16 e 17 de outubro
? Estação Praça do Relógio: 18, 19, 20 e 23 de outubro
? Estação Ceilândia Centro: 24, 25, 26, 27 e 28 de outubro

Comunicação visual na estação e itinerante pelo trem, de 28 de setembro a 28 de outubro:

? Samambaia Sul
? Furnas
? Taguatinga Sul
? Guará
? Feira
? Shopping
? Arniqueira
? 108 Sul
? 102 Sul

Comunicação visual itinerante pelo trem, de 28 de setembro a 28 de outubro:

? Samambaia
? Ceilândia
? Ceilândia Norte
? Ceilândia Centro
? Guariroba
? Ceilândia Sul
? Centro Metropolitano
? Praça do Relógio
? Estrada Parque
? Concessionárias
? Águas Claras
? Terminal Asa Sul
? 114 Sul
? 112 Sul
? 110 Sul
? 106 Sul
? Galeria
? Central

Acesse aqui para saber mais informações sobre a campanha.

*Com informações da Secretaria da Mulher

Estação Galeria recebe primeira ação da campanha “Mulher, não se Cale!”