29/09/2023 às 12:03, atualizado em 29/09/2023 às 14:53

Acordo promove capacitação sobre manejo sustentável de abelhas sem ferrão

Cooperação entre Emater-DF e Novacap visa orientar empregados que trabalham com podas preventivas de árvores para conter colmeias com segurança e conscientes sobre a importância desses polinizadores urbanos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Como identificar diferentes abelhas, fazer o manejo e o transporte correto de forma segura e com o mínimo impacto ambiental: esse foi o tema de uma oficina realizada pela Emater-DF a trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). ?O encontro marcou o início de um acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos e teve como objetivo capacitar os empregados que trabalham com podas preventivas de árvores que possam conter colmeias sem oferecer risco aos funcionários ou à população.

Oficina sobre manejo de abelhas, com o mínimo impacto ambiental, foi realizada nesta quinta, no Viveiro II da Novacap | Foto: Divulgação/Novacap

A atividade, composta de parte teórica e prática, ocorreu nesta quinta-feira (28) no Viveiro II da Novacap, no Setor de Oficinas Norte. De acordo com o extensionista rural Carlos Moraes, do Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia (Esorg) da Emater-DF, as abelhas — tanto as variedades com ferrão quanto as sem ferrão — habitam troncos de árvores e, conforme as espécies, na parte mais alta da planta ou no chão, próximo à raiz.

“Se forem insetos como a europeia ou africana, o risco ao trabalhador é imediato. Já as espécies sem ferrão podem ser preservadas, desde que se faça o recolhimento e o transporte correto”, explica Moraes.

Para ele, o treinamento tem o propósito de instruir sobre como manejar corretamente as colônias encontradas, com o intuito de transferi-las para ambientes seguros, evitando assim o extermínio desses importantes polinizadores.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Fiscal de manutenção arbórea da Novacap, Clóvis Araújo Fernando elogiou a ação. “O projeto proposto é relevante para nós, técnicos, e é vital entender que nem todas as árvores com abelhas são riscos. Estamos comprometidos em identificar e preservar, agindo quando necessário. Acredito que nosso trabalho será um exemplo para outros órgãos em Brasília”, disse.

A engenheira agronômica e assessora do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) Constância Alves de Macedo ressaltou o compromisso da Novacap com o paisagismo urbano e a responsabilidade ambiental. “Procuramos a Emater para adquirir conhecimento e estender essa educação ambiental às escolas, pois entendemos a importância das abelhas no equilíbrio do ecossistema”, afirmou.

Após a discussão teórica, os participantes foram levados ao Viveiro II da Novacap para uma demonstração prática. “Esta etapa mostrará como identificar a espécie de abelha pela entrada da colmeia e entender as características de cada uma em seu comportamento e voo. É um momento crucial para solidificar o aprendizado e preparar os profissionais para situações reais”, detalhou Morais.

*Com informações da Novacap