30/09/2023 às 17:05, atualizado em 30/09/2023 às 19:26

Profissionais de saúde participam de capacitação em emergências clínicas

Curso reuniu médicos generalistas e de saúde da família da Região de Saúde Leste

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Neste sábado (30), profissionais da Região de Saúde Leste participaram do curso Imersão em Emergências Clínicas, no Centro de Treinamento Avançado do Hospital de Base (HB). A capacitação reuniu médicos generalistas e de saúde da família com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento de pacientes em cenários de urgências.

Curso foi dividido em atividades teóricas e práticas, com suporte de equipe do IgesDF | Foto: Berllany Mourão/Agência Saúde

[Olho texto=”“O profissional que recebe a vítima tem que estar apto a prestar o atendimento correto, rápido, coordenado, com as medidas efetivas para restabelecer fluxo, oxigenação, ritmo” ” assinatura=”Sidney Sotero, médico intensivista” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O curso abordou o suporte avançado em cardiologia, ressuscitação cardiopulmonar, uso de medicações e gerenciamento de vias aéreas. As atividades teóricas e práticas foram ministradas pelos médicos intensivistas Claiton Saccol e Sidney Sotero e pelo infectologista Paulo Moreno. As atividades tiveram a parceria da equipe de ensino continuado do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), que disponibilizou espaço e equipamentos e cedeu um especialista em via aérea e um fisioterapeuta para o treinamento.

“Sabemos que o atendimento a emergências depende da sistematização e de uma equipe multiprofissional”, afirmou Sidney Sotero, que é superintendente da Região de Saúde Leste. “O profissional que recebe a vítima tem que estar apto a prestar o atendimento correto, rápido, coordenado, com as medidas efetivas para restabelecer fluxo, oxigenação, ritmo.”

Atualização constante

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Por sua vez, a médica de saúde da família Marina Aparecida Malheiros lembrou a importância de atualizar conhecimentos e fazer o treinamento: “Às vezes ficamos longos períodos sem atender uma emergência cardiológica, e isso desabilita a gente um pouco. Acho que essa capacitação nos dá mais segurança”.

Claiton Saccol reforçou: “Emergência é sempre um treinamento. Quanto mais treina, mais capacitado você está para atender uma situação de urgência. Ou então, quem já sabe lidar, lida de uma maneira mais segura possível”.

A médica de família Thyala Vilarindo também destacou o contexto levantado por Claiton Saccol. “A capacitação nos deixará mais preparados para eventual emergência e mais seguros para encarar o momento”, concluiu.

O curso Imersão em Emergências Clínicas faz parte das ações da Assessoria de Planejamento da Região de Saúde Leste (Asplan) e da Direção do Hospital Regional Leste (Paranoá). “Mais à frente, pretendemos expandir, incluindo enfermeiros e outros profissionais que estão envolvidos nesses procedimentos”, informou o superintendente da Região Leste.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF