01/10/2023 às 12:55, atualizado em 01/10/2023 às 17:05

Escolas cheias marcam votação para Conselho Tutelar

Eleitores devem se dirigir às zonas eleitorais e escolher os 220 conselheiros, cujo mandato, quadrienal, começa em 10 de janeiro de 2024 e segue até 2027; governador Ibaneis Rocha também foi votar e afirmou que pretende criar mais unidades para o Conselho

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As primeiras horas de votação para escolher quem serão os conselheiros tutelares do Distrito Federal do quadriênio 2024/2027 foram marcadas por grande movimentação nas zonas eleitorais. No Centro de Ensino Educacional (CEE) 01 da Estrutural, formaram-se filas de cidadãos interessados em participar do processo eleitoral, que começou às 8h deste domingo (1º) e segue até as 17h.  

A professora Maria Aparecida Rosário (E), ao lado da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani: “Eu levei em consideração muitos fatores na hora de escolher a quem dar meu voto” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Ainda no início da manhã, autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), como a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, e a vice-governadora Celina Leão, marcaram presença e registraram o voto. Serão eleitos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes, no total de 1.268 candidatos aptos a serem votados. O mandato dos eleitos começa a valer a partir de 10 de janeiro de 2024. 

O governador Ibaneis Rocha quer criar mais unidades do Conselho Tutelar: “Nós temos que estar cada vez mais próximos da população, e a melhor maneira é essa, ampliar os conselhos tutelares e aumentar número de participantes”

O governador Ibaneis Rocha foi votar no CEE 6 do Lago Sul, mesma zona eleitoral onde a secretária foi participar da eleição.  “O trabalho dos conselheiros tutelares é um trabalho que temos que dignificar, muito bem-exercido, que protege nossas crianças e ajuda as famílias no encaminhamento de diversas demandas”, declarou. 

Em 2022, em sua primeira gestão, Ibaneis Rocha inaugurou outras duas unidades do Conselho Tutelar – Estrutural e Sol Nascente -, com investimento de R$ 2,3 milhões. Outras estão no planejamento, anuncia ele: “Sem dúvida nenhuma, vamos ampliar o número de conselhos tutelares. Nós temos que estar cada vez mais próximos da população, e a melhor maneira é essa, ampliar os conselhos tutelares e aumentar número de participantes”.

Por sua vez, a vice-governador Celina Leão, que foi dar seu voto em uma escola do Lago Norte, ressaltou: “Eu vim cumprir meu dever de cidadã”, declarou a vice-governadora Celina Leão. “A eleição do Conselho Tutelar é uma das políticas públicas mais importantes do Estado e deve ser comandada por gente que entende e tem compromisso para executar todo o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA].”

Escolha da comunidade

A abertura da votação no Centro de Ensino Fundamental 6 do Lago Sul foi realizada pela própria secretária Marcela Passamani. No local, ela reforçou a importância de participar do processo.

[Olho texto=”“Apesar de os candidatos terem sido submetidos a um rigoroso critério de seleção, é a comunidade que vai eleger quem realmente entende e está apto para cuidar das crianças e adolescentes do DF” ” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Na última eleição, em 2019, apenas 8% da população compareceu às urnas”, lembrou a titular da Sejus. “A gente espera aumentar e passar dos 20%. Não é qualquer cidadão que está apto a se tornar conselheiro. Apesar de os candidatos terem sido submetidos a um rigoroso critério de seleção, é a comunidade que vai eleger quem realmente entende e está apto para cuidar das crianças e adolescentes do DF.” 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ciente da dimensão alcançada pela função dos conselheiros tutelares, a professora Maria Aparecida Ribeiro do Rosário, 53, chegou ao local de votação antes mesmo de os portões serem abertos. Às 7h45 ela já aguardava para exercer seu papel de cidadã. 

“Fiquei sabendo pela televisão e também no meu meio”, contou. “Entre as professoras, a gente comentava bastante sobre este dia. Eu levei em consideração muitos fatores na hora de escolher a quem dar meu voto. Analisei a vida e as condutas que essa pessoa tem antes de definir em quem votar.”

São 146 locais de votação espalhados por todas as regiões administrativas do DF. Para conferir a lista completa, basta acessar o site da Sejus. 

O resultado oficial dos eleitos será divulgado na terça-feira (3) em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). 

 

Escolas cheias marcam primeiras horas de votação para Conselho Tutelar