02/10/2023 às 13:44, atualizado em 02/10/2023 às 16:15

Cartaz sobre abelhas do Cerrado é novo produto de educação ambiental

Peça produzida pelo Governo do Distrito Federal será lançada nesta terça (3) para compor coleção que tem como foco a divulgação da biodiversidade do bioma

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A coleção Eu Amo o Cerrado, ferramenta de educação ambiental do Instituto Brasília Ambiental, está com um novo produto: o cartaz Abelhas Indígenas sem Ferrão do Cerrado. O lançamento da versão virtual e impressa da peça ocorrerá nesta terça-feira (3), Dia da Abelha, às 10h30, na entrada da sede do instituto, localizado na SEPN 511, Bloco C, Edifício Bittar. O evento contará com exposição temática e degustação de mel.

[Olho texto=”“Começamos com as aves e, com o passar do tempo, aumentamos não só com a distribuição e inserção nas escolas e centros de educação ambiental, mas também os conteúdos. Hoje contamos com cartazes também de mamíferos, frutos, peixes, flores, anfíbios… E, agora, vamos lançar o cartaz das abelhas. É um projeto de muito sucesso”” assinatura=”Marcus Parades, chefe da Educ, do Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

Desde 2012 0 Brasília Ambiental produz, por meio de sua Unidade de Educação Ambiental (Educ), a coleção Eu Amo Cerrado, que tem como foco a divulgação da biodiversidade do bioma. “Começamos com as aves e, com o passar do tempo, aumentamos não só com a distribuição e inserção nas escolas e centros de educação ambiental, mas também os conteúdos. Hoje contamos com cartazes também de mamíferos, frutos, peixes, flores, anfíbios… E, agora, vamos lançar o cartaz das abelhas. É um projeto de muito sucesso”, ressalta Marcus Paredes, chefe da Educ do Brasília Ambiental.

As abelhas indígenas sem ferrão do Cerrado são do gênero Meliponini. “É um gênero que está em alta, no que se refere à sua preservação. Tem grande importância ecológica e econômica”, afirma Paredes.

Arte: Instituto Brasília Ambiental

Historicamente, muitas dessas abelhas sofreram uma exploração predatória por meleiros, com a retirada do mel sem o manejo correto, destruindo colônias na natureza, o que contribuiu para a diminuição das populações em algumas regiões. Algumas delas produzem mel de altíssimo valor gastronômico, que pode variar muito em textura e sabor de acordo com a espécie e ser uma boa fonte de recursos para os produtores.

Imagem: Divulgação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Eu Amo o Cerrado

O projeto parte da perspectiva de que só cuida quem ama e só ama quem conhece. Hoje, a coleção Eu Amo Cerrado, que faz parte do projeto com o mesmo nome, contém 12 cartazes: Árvores do Cerrado, Aves do Cerrado, Frutos do Cerrado, Mamíferos do Cerrado e Pegadas, Peixes do Cerrado, Anfíbios do Cerrado, Plantas Medicinais do Cerrado, Frutos Medicinais do Cerrado, Flores do Cerrado Roxas e Azuis, Flores do Cerrado Amarelas, Flores do Cerrado Vermelhas e Alaranjadas e Flores do Cerrado Brancas.

No ano passado, a Educ, em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEE), distribuiu cerca de dez mil cartazes da coleção a todas as coordenações regionais de ensino do DF. Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas neste link.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental