02/10/2023 às 15:50, atualizado em 03/10/2023 às 16:46

Mais de 80 mil árvores do DF foram podadas este ano

Novacap intensifica ação preventiva para evitar acidentes no período chuvoso

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Distrito Federal abriga um dos maiores parques urbanos do mundo, com cerca de 5,5 milhões de árvores plantadas pela cidade e 650 jardins públicos, graças ao Programa Anual de Arborização do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap. O cuidado com a flora é constante. De janeiro a agosto deste ano foram cerca de 80 mil podas realizadas pela Novacap em todo o DF.

As podas são realizadas diariamente, especialmente no período que antecede o chuvoso | Foto: Kiko Paz/Novacap

As podas são realizadas diariamente, e, especialmente no período que antecede o chuvoso, o DPJ redobra a atenção e o cuidado com essas árvores. As intervenções têm o objetivo de evitar acidentes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É importante frisar que fazemos a manutenção de todas as regiões durante todo o ano, mas, quando chega o período de seca, intensificamos as podas e as erradicações de árvores que oferecem qualquer risco devido à podridão para evitar que, no período das chuvas, venham a cair e gerem qualquer tipo de evento com vítima ou danos a veículos”, explica o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva.

O serviço pode ser solicitado pela ouvidoria do GDF pelo número 162 ou pelo site Participa DF. Após a abertura do chamado, um técnico da Novacap avalia a demanda por grau de prioridade. Se for urgente, outra equipe do DPJ é deslocada até o local para atuação. Se o caso não for diagnosticado como urgente, entra na fila para atendimento junto às demais demandas.

*Com informações da Novacap