03/10/2023 às 14:49

GDF promove evento de governança com estatais

Sob coordenação do Metrô-DF, empresas abordaram temas como práticas de governança, compliance e controle interno, modelos de gestão, processos, entre outros mecanismos para assegurar uma prestação de serviço transparente e responsável

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) realizou, nesta segunda-feira (2), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o evento Metrô Convida: Governança nas Estatais.

[Olho texto=”“Em 2019, quando assumimos, não havia área de governança. De lá para cá, criamos toda a estrutura e continuamos a fazer tudo para amadurecer nossa gestão e nossos processos. Esse evento é parte do esforço para que o Metrô e as demais empresas do GDF consigam fazer as melhores entregas para a população do DF”” assinatura=”Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante todo o dia, representantes de empresas estatais trocaram informações sobre como cada uma se organiza em relação às práticas de governança, integridade, compliance e controle interno, explicitando os modelos de gestão, a estrutura, as ferramentas, os processos, entre outros mecanismos para assegurar uma prestação de serviço transparente e responsável.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, agradeceu a parceria com os órgãos de controle do DF, como o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O gestor destacou que o objetivo da companhia ao promover o evento foi compartilhar experiências em relação às melhores práticas de governança. “Em 2019, quando assumimos, não havia área de governança. De lá para cá, criamos toda a estrutura e continuamos a fazer tudo para amadurecer nossa gestão e nossos processos. Esse evento é parte do esforço para que o Metrô e as demais empresas do GDF consigam fazer as melhores entregas para a população do DF”, disse o presidente.

Gestão pública

A diretora-executiva de Gestão de Pessoas do BRB, Cristiane Bukowitz; o vice-presidente do TCDF, conselheiro André Clemente Lara; o presidente da CLDF, Welington Luís; a chefe da Área de Governança e Controle Interno do Metrô-DF, Roberta Castro; o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral; a diretora executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi; o presidente da Caesb, Luís Antônio de Almeida Reis; e o presidente da CEB, Edison Antônio Costa | Foto: Paulo Barros/Metrô-DF

Roberta Marchesi, diretora-executiva da Associação Nacional de Transporte sobre Trilhos (ANPTrilhos), que reúne os sistemas de transportes metroferroviários do Brasil, destacou o pioneirismo do Metrô-DF nas ações de governança e compliance. “Esse evento marca o compromisso da companhia com a ética e a conformidade da administração pública, que se reflete no dia a dia da prestação de serviços públicos à população.”

O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Antônio Costa Britto Garcia, explicou a importância da governança para que a companhia, hoje de capital aberto, com ações em bolsa, tivesse valorização no preço das ações, conquistasse oito mil acionistas e se transformasse numa companhia lucrativa para o GDF. Por sua vez, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Almeida Reis, explicou que hoje a companhia tem uma área de governança madura e sólida, o que tem sido fundamental para a gestão corporativa e o auxílio na tomada de decisões estratégicas na companhia.

Segundo a diretora executiva de Gestão de Pessoas do BRB, Cristiane Bukowitz, o fato de pertencer a um segmento que já é tão regulado, permite ao banco aperfeiçoar as práticas de governança, transparência, controle e segurança, que acabam permeando todas as decisões estratégicas.

Já o subcontrolador de Governança e Compliance Interino da CGDF, José Marco Rezende Andrade, falou sobre o desafio de tirar as ações de governança do papel e colocá-las em prática. “Eventos como este podem transformar as estatais em modelos para a administração direta do GDF”, acredita.

O vice-presidente do TCDF, conselheiro André Clemente Lara de Oliveira, afirmou que o movimento de fazer revisões permanentes na gestão pública é muito importante. “A parte mais importante de uma sociedade são as pessoas e as políticas públicas servem para prestar um bom serviço à população”, completou. Ele disse ainda que acompanha a preocupação do Metrô-DF desde o início em fortalecer as práticas de governança na companhia.

O presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz, reforçou a honra de receber um evento com todas as estatais na Casa do Povo. “A Câmara e o Executivo estão em uma sinergia fundamental para trazer os melhores resultados para a população”, comemorou.

Boas práticas

Após a cerimônia de abertura, profissionais de todas as empresas que lideram os setores de governança apresentaram seus organogramas e explicaram como estão organizadas as áreas. A chefe de Governança e Controle Interno do Metrô-DF, Roberta Alves de Castro, abriu as apresentações. No Metrô-DF, são três as gerências: Planejamento Estratégico, Controle Interno e Gestão de Riscos.

Roberta e sua equipe apresentaram a evolução da área no Metrô-DF desde 2019, mostrando também todos os instrumentos criados, como os Códigos de Ética e de Conduta e a reformulação do Plano de Sustentabilidade, além das ações para monitoramento dos processos e para a execução de relatórios para o GDF. “Não adianta ter práticas de governança se não há eficácia na aplicação das medidas”, pontuou.

Posteriormente, CEB, Caesb, Terracap, Novacap e BRB também relataram seus processos, iniciativas e a evolução das práticas no âmbito de cada empresa. Todos apontaram o comprometimento da alta direção como essencial para uma governança madura, capaz de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Como grande desafio, os representantes pontuaram a necessidade de mudança da cultura das organizações para que todos os colaboradores se envolvam com as boas práticas de governança, contribuindo de forma orgânica para uma entrega de valor à população no transporte, no saneamento, na preservação do patrimônio, em todos os serviços prestados à população.

O evento foi transmitido pelo canal do Metrô-DF no YouTube e está disponível neste link.

*Com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)