03/10/2023 às 22:12, atualizado em 04/10/2023 às 09:31

Governador participa da posse da Diretoria-Executiva do Sincodiv-DF

Ibaneis Rocha esteve na solenidade que empossou a presidência do sindicato que representa concessionários e distribuidores de veículos no Distrito Federal

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Em demonstração ao apoio dado ao setor automotivo do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha esteve, na noite desta terça-feira (3), na solenidade de posse da Diretoria-Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF) referente ao triênio 2023/2026, na churrascaria Fogo de Chão, no Setor Hoteleiro Sul. A cerimônia empossou Luciano Chagas como presidente e Gilmar Farias como vice-presidente.

[Olho texto=”“Brasília hoje só cresce e tem expectativa. Para todo lado que você olha tem obra. Isso encanta, não só a população, mas o empresariado como um todo. Todos se animam a investir nessa cidade que é a capital da República. Então, fico muito feliz de ser a ponta da lança desse novo momento do DF”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em seu discurso, o governador destacou a importância do setor para o Distrito Federal, que tem uma frota de dois milhões de carros. “É um setor fundamental para a cidade que vive de serviço. Então, vocês têm uma função muito importante”, afirmou Ibaneis Rocha.

O líder do Executivo ressaltou o trabalho em conjunto entre o governo e o setor para o desenvolvimento da cidade. “Brasília hoje só cresce e tem expectativa. Para todo lado que você olha tem obra. Isso encanta não só a população, mas o empresariado como um todo. Todos se animam a investir nessa cidade que é a capital da República. Então, fico muito feliz de ser a ponta da lança desse novo momento do DF”, completou.

Em sua passagem de cargo, o ex-presidente do Sincodiv-DF, Arcélio Alceu dos Santos Júnior, lembrou que, além de permitir que o setor se mantivesse ativo durante a pandemia, o GDF fez a prorrogação a isenção do IPVA e ampliou a do ICMS para taxistas e pessoas com deficiência. “O governador foi muito sensível e me recomendou que não poderíamos demitir pessoas, que teríamos que manter as questões sanitárias em dia. E isso proporcionou a manutenção dos empregos”, completou.

Luciano Chagas, o novo presidente do Sincodiv-DF, fez questão de lembrar do apoio do GDF ao longo dos últimos anos: “Num momento muito difícil para toda a sociedade, conseguimos, com apoio do GDF, que as concessionárias se mantivessem abertas. Isso proporcionou a manutenção dos empregos, algo importante e relevante para toda a sociedade do DF” | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O novo presidente Luciano Chagas fez questão de lembrar do apoio do GDF ao longo dos últimos anos. “Num momento muito difícil para toda a sociedade, conseguimos, com apoio do GDF, que as concessionárias se mantivessem abertas. Isso proporcionou a manutenção dos empregos, algo importante e relevante para toda a sociedade do DF”, definiu.

Já o vice-presidente Gilmar Farias aproveitou para pedir que o governo continue apoiando a categoria que comercializa sete mil veículos por mês. “Quero nos colocar à disposição e pedir o apoio do governador para trabalharmos juntos. Nossos desafios podem ser grandes mas, com união, continuaremos a prosperar”, disse.

Além do governador, estiveram presentes a vice-governadora Celina Leão e os secretários de Fazenda, José Itamar Feitosa, e de Turismo, Cristiano Araújo.

Apoio ao setor

Desde o início da gestão, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem feito uma série de ações em prol do setor. Em 2019, por meio da Lei nº 6.445, diminuiu em 0,5% o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Outra medida foi a ampliação dos valores de veículos isentos para pessoas com deficiência. Anteriormente, a lei previa a isenção do imposto para automóveis no valor de até R$ 70 mil. Agora, a isenção vale para veículos avaliados em até R$ 140 mil. A mudança foi estabelecida pela Lei nº 7.041/2021.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao longo da pandemia da covid-19, o governo apoiou o setor mantendo as concessionárias abertas e, por meio do programa Pró-Economia I, promoveu o diferimento do pagamento de IPVA até 2022.

Entidade

Criado em outubro de 2000, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv-DF) surgiu para atender as necessidades e os anseios dos empresários do ramo automotivo e, em consequência, de vendedores e gerentes, entre outros agentes que integram o setor. Atualmente, o DF conta com 130 concessionárias.

Entre as várias funções da entidade está a realização de uma pesquisa mensal, que traz o total de emplacamentos de automóveis, camionetas, ônibus, caminhões, miniônibus e motos no DF. O Sincodiv-DF promove, também, um dos maiores eventos automotivos da cidade, o Auto Fest, que reúne carros zero-quilômetro de todas as marcas e modelos.

Governador participa da posse da diretoria-executiva do Sincodiv-DF