04/10/2023 às 19:22, atualizado em 05/10/2023 às 10:04

Mudanças no trânsito da Estrada Setor Policial Militar a partir de sábado

Desvio para quem segue em direção ao Aeroporto Internacional de Brasília e vias L2 e L4 Sul será feito pelas novas faixas de circulação para o reforço das pistas existentes com concreto

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Com a evolução da obra de renovação da Estrada Setor Policial Militar (ESPM), a partir de sábado (7), quem trafega em direção ao Aeroporto Internacional de Brasília ou às vias L2 Sul, L4 Sul, W3 Sul, Eixinhos e Eixão deve ficar atento à interdição de faixas na altura do Comando-Geral da Polícia Militar. A intervenção é necessária para que o asfalto de trecho da pista atualmente existente seja trocado por concreto.

[Olho texto=”“Continuamos comprometidos em avançar e concluir os serviços desta grandiosa obra de mobilidade urbana no DF com a celeridade necessária e o menor impacto possível na rotina de todos”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras e Infraestrutura” esquerda_direita_centro=”direita”]

O novo trajeto se dará pelas três novas faixas de circulação, à direita da via atual, localizadas mais próximas dos equipamentos públicos abrigados na região; tem início em um cruzamento semaforizado e se estenderá por cerca de um quilômetro até a altura do viaduto da W3 Sul.

Durante 15 dias a faixa mais à esquerda da via atual será mantida em funcionamento para que os motoristas possam acessar o retorno em direção ao Cemitério Campo da Esperança; depois desse prazo, o acesso será interditado. Lembrando que o novo trajeto é permanente, será sinalizado e contará com apoio dos órgãos de trânsito.

“Continuamos comprometidos em avançar e concluir os serviços desta grandiosa obra de mobilidade urbana no DF com a celeridade necessária e o menor impacto possível na rotina de todos”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

“Principalmente no período de adaptação, referente aos primeiros dias, estaremos analisando diariamente o fluxo de veículos no novo trajeto e, caso seja necessário, alterações serão realizadas para facilitar a circulação de pessoas e motoristas”, afirma Carvalho.

Entenda a obra

Ao longo de toda a Estrada Setor Policial Militar, que compõe o Corredor Eixo Oeste, haverá calçadas e ciclovia | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Com quase 40 km de extensão, o Corredor Eixo Oeste tem por objetivo reduzir em cerca de 45 minutos o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público que saem do Sol Nascente em direção à Rodoviária do Plano Piloto e ao Terminal da Asa Sul.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma das principais obras está em andamento no Setor Policial Sul. Ao acessar a via, os ônibus vão trafegar pela faixa exclusiva, toda em concreto, situada no canteiro lateral da via. Mais à frente, na altura do Comando-Geral da Polícia Militar, haverá uma inversão no fluxo do tráfego.

Enquanto os ônibus se deslocam para a via atualmente existente, os carros passam a trafegar pela nova via construída no canteiro lateral.

Ao longo de toda a via, desde a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), haverá calçadas e ciclovia.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura