04/10/2023 às 13:43

Outubro Rosa no HBDF: conscientização e prevenção em destaque

Durante o mês em alusão ao câncer de mama, Hospital de Base reforça a necessidade de exames regulares, diagnóstico precoce e valorização da saúde da mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está intensificando sua campanha em prol da saúde das mulheres durante o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. O HBDF, reconhecido como referência em saúde na região, destaca-se como uma fortaleza na luta contra essa doença que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.

O movimento Outubro Rosa ganha força a cada ano, iluminando monumentos, promovendo eventos e conscientizando a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Durante esse período, o HBDF reforça a necessidade de exames regulares, diagnóstico precoce e valorização da saúde da mulher.

Para dar mais visibilidade e apoio à campanha, todas as segundas-feiras os colaboradores do HBDF vestirão rosa | Foto: Divulgação/Iges-DF

“O Outubro Rosa é um momento fundamental para reforçarmos a mensagem de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama podem salvar vidas. No HBDF, estamos unidos nesse propósito, oferecendo cuidado especializado e conscientizando a comunidade sobre a importância da saúde da mulher”, afirma o chefe da oncologia do HBDF, Daniel Giradi.

Profissionais de saúde do HBDF adotam uma abordagem multidisciplinar, unindo esforços para oferecer orientação, exames e suporte às pacientes, possibilitando um tratamento eficaz e aumentando as taxas de sobrevivência. Além dos atendimentos especializados, o hospital promove atividades educativas e palestras, conscientizando sobre o autoexame, mamografias e consultas periódicas. Dessa forma, contribui não só para o enfrentamento da doença, mas também para a construção de uma sociedade mais informada e consciente sobre a saúde feminina.

Uma realidade urgente

O câncer de mama é o tipo de câncer mais prevalente entre as mulheres globalmente, afetando tanto países em desenvolvimento quanto países desenvolvidos. Em 2020, foram estimados cerca de 2,3 milhões de novos casos em todo o mundo, representando aproximadamente 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticados em mulheres. As taxas de incidência variam em diferentes regiões do planeta, sendo mais altas nos países desenvolvidos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de enfermidade ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama incluem a presença de um caroço (nódulo) endurecido, fixo e muitas vezes indolor; alterações na pele da mama, que pode ficar avermelhada ou com aspecto semelhante a casca de laranja; mudanças no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem ser observados pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. A detecção precoce é crucial para o tratamento eficaz e a sobrevivência.

*Com informações do Iges-DF