06/10/2023 às 16:34

CPS do Jardins Mangueiral recebe feira de troca de brinquedos e de livros

Evento gratuito acontece neste sábado (7), das 9h às 13h, com músicas e brincadeiras para crianças

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardins Mangueiral, recebe neste sábado (7), das 9h às 13h, a Feira de Troca de Brinquedos e Livros Usados. Gratuito, o evento conta com programação que inclui teatro infantil e pipoca e algodão doce liberados para a comunidade.

Para o chefe da Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental, Marcus Paredes, as feiras de troca se alinham a estratégias de preservação ambiental. “Elas têm a ver com a pegada de reduzir o consumo, reaproveitar, reciclar, repensar o uso e isso vem ao encontro da preservação ambiental. Quem troca brinquedos e livros, ou outros objetos, gera menos lixo, e quem gera menos lixo ajuda o meio ambiente”, lembra.

No ano passado, a Feira de Troca de Brinquedos e Livros Usados contou com a participação de mais de 400 pessoas | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Paredes destaca, ainda, que a atividade da troca, quando envolve criança, é muito divertida. “Eles percebem a importância de trocar ou doar aquilo que não se usa mais de forma descontraída, com muita alegria. É um ‘não’ ao acúmulo de coisas em casa. Nós, da educação ambiental, valorizamos muito essas feiras de troca do ponto de vista do despertar a consciência ambiental. Trocar é também preservar o meio ambiente”.

“O objetivo é incentivar o desapego, combater o consumismo infantil e promover a reutilização de brinquedos e livros. É uma oportunidade para as crianças trocarem brinquedos que já não usam mais por novas aventuras, ao mesmo tempo em que aprendem valiosas lições sobre sustentabilidade”, destaca o secretário-executivo do Movimento Comunitário Jardim Botânico (MCJB), Ilton de Queiroz Júnior.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na edição do ano passado, a Feira de Trocas de Brinquedos e Livros Usados reuniu mais de 400 pessoas. A ação une diversão, aprendizado e sustentabilidade e é realizada por meio de parceria entre o Instituto Brasília Ambiental, o MCJB e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Programação

? 9h: Início da Feira de Troca de Brinquedos e Livros Usados, da Ecofeira, com produtos artesanais e itens para casa, do Espaço Kids, com brinquedos e pintura de rosto, e musicalização Infantil com Zeca Alegria
? 10h: Troca de Brinquedos, Livros e mais: Encontre novos brinquedos para sua coleção
? 11h: Apresentação da peça A Roupa Nova do Rei Zezão, quem vencerá: O Rei ou o Alfaiate?, da Cia Fábula
? 13h: Encerramento

*Com informações do Brasília Ambiental