Fale com o Governo Ações em Destaques

6/10/23 às 14:41, Atualizado em 6/10/23 às 17:42

Inscrições abertas para delegados na Conferência Nacional de Juventude

Candidatos podem preencher formulário online para participar da eleição de 16 representantes distritais, marcada para 27 de outubro

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O processo para escolha dos representantes do Distrito Federal na 4ª Conferência Nacional de Juventude avança mais um passo com a publicação do Regimento Interno da 4ª Conferência Distrital de Juventude, nesta sexta-feira (6). A etapa distrital, com a eleição dos 16 representantes, está marcada para o dia 27 de outubro, às 13h, na sede da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), no Setor Comercial Sul, Edifício Luiz Carlos Botelho, Quadra 4, Bloco A, 5° andar, Asa Sul.

Estudantes de ensino médio de escolas da rede pública participaram de reuniões | Foto: Divulgação/SEFJ

A SEFJ-DF promoveu a realização das conferências regionais de juventude em escolas da rede pública de ensino médio em oito regiões administrativas do DF. Durante as reuniões, foram escolhidos 58 delegados e mais de 80 propostas colhidas. Agora, a secretaria dá continuidade com a fase final de escolha da comissão que representará a juventude na edição nacional.

Além dos delegados já escolhidos nas regionais, a secretaria estende a candidatura a delegado da Conferência Distrital de Juventude para qualquer jovem com idade entre 15 e 29 anos, bastando informar os dados pessoais e o eixo temático da sua escolha por meio do formulário de inscrição ou disputar uma das quatro vagas como representante da sociedade civil.

O regimento detalha que, dos 16 delegados, será escolhido um representante para cada eixo temático dos 12 assuntos debatidos nas reuniões promovidas pelas conferências regionais:

→ Participação e engajamento cívico;
→ Educação de qualidade;
→ Desemprego e empregabilidade;
→ Saúde mental e bem-estar;
→ Acesso à cultura e lazer;
→ Participação política e representatividade;
→ Violência e segurança;
→ Acesso à informação e tecnologia;
→ Igualdade e inclusão;
→ Meio ambiente e sustentabilidade;
→ Acesso à moradia e mobilidade;
→ Enfrentamento da pandemia e seus impactos.

“Temos acompanhado a adesão dos jovens em cada reunião e o quanto estão interessados em serem mais participativos na indicação de soluções e no trabalho conjunto com o governo. Isso é fantástico. Teremos uma juventude que será referência na construção de suas políticas públicas” Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude do DF

O restante das vagas será preenchido por quatro delegados representantes da sociedade civil. A relação de candidatos a delegado da Conferência Distrital de Juventude será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site da SEFJ até o dia 24 de outubro.

Com a publicação do Regimento Interno, o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso, avalia que a conferência distrital reforçará o engajamento da juventude na participação das tomadas de decisão do governo. “Estamos vivenciando algo inédito junto aos jovens do DF. Temos acompanhado a adesão dos jovens em cada reunião e o quanto estão interessados em serem mais participativos na indicação de soluções e no trabalho conjunto com o governo. Isso é fantástico. Teremos uma juventude que será referência na construção de suas políticas públicas e isso só é possível quando estamos em uma gestão responsável e democrática como a do governador Ibaneis Rocha”, destaca.

De acordo com o regimento, o colégio eleitoral também abrange o credenciamento de um delegado da representação distrital dos estudantes universitários, reconhecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), mediante preenchimento deste formulário; um delegado da representação distrital dos estudantes secundaristas, reconhecida da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, com o formulário de inscrição disponível neste link, e um delegado de cada juventude partidária com representação na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com inscrição aberta neste formulário. Os representantes poderão concorrer a uma das vagas e também votar nos seus candidatos.

O regimento estabelece o prazo limite para inscrição até 18h de 16 de outubro. A relação com todos os inscritos será divulgada no dia 19 de outubro neste endereço eletrônico.

Credenciamento para participar no dia da Conferência Distrital

O processo de credenciamento dos delegados para a Conferência Distrital de Juventude terá início às 9h do dia 27 de outubro e encerramento às 12h do mesmo dia. Todos os delegados que desejam participar da Conferência Distrital de Juventude devem apresentar a seguinte documentação no momento do credenciamento:

→ Carteira de Identidade (RG) ou documento equivalente, com foto, que comprove a identidade do delegado. Original e uma cópia;
→ Comprovante de inscrição feita pelo site
→ Delegados que foram eleitos nas Conferências Regionais devem apresentar comprovante de convocação para a Conferência Distrital de Juventude, emitida pela Comissão Organizadora;
→ Delegados que foram indicados por organizações ou entidades devem apresentar uma carta de indicação ou procuração assinada pela respectiva organização, indicando o delegado como seu representante oficial na conferência;
→ Para delegados menores de idade (abaixo de 18 anos), uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais é necessária para a participação na conferência, juntamente com uma cópia de documento de identidade do responsável pela autorização. Acesse aqui o modelo de autorização.

Sem os devidos documentos, fica impossibilitada a participação. As dúvidas referentes a este regimento e a realização da Conferência Distrital de Juventude, deverão ser formalizadas pelo e-mail conf.juventudedf@gmail.com até as 18h do dia 20 de outubro.

Confira aqui a íntegra do regimento interno.

*Com informações da SEFJ

Últimas Notícias