10/10/2023 às 14:15

Construção do deque do Lago Veredinha recebe materiais sustentáveis

Estrutura do novo espaço de lazer para a população de Brazlândia foi planejada para reduzir o impacto ao meio ambiente

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A construção do deque do Lago Veredinha, um dos cartões-postais de Brazlândia, traz a marca da sustentabilidade. Toda a estrutura que levará mais um espaço de lazer para a população foi pensada com o objetivo de minimizar os impactos da obra no meio ambiente, desde a seleção dos materiais até a construção, gerando um menor custo para os cofres públicos.

[Olho texto=”“O reaproveitamento de materiais em uma obra, como é o caso do deque da orla do Lago Veredinha, contribui com a sustentabilidade ambiental, economiza recursos públicos e reduz resíduos na construção civil”” assinatura=”Pedro Isaac, chefe da Divisão de Conservação e Reparos da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

O deque é feito de ferro e madeira. A plataforma está sendo construída com materiais reciclados presentes no pátio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A estrutura metálica faz parte do acervo, e a madeira é proveniente de árvores retiradas diariamente do DF pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da companhia. Além do uso de materiais reciclados, a mão de obra é das equipes da Novacap e da Administração Regional de Brazlândia.

O deque está sendo construído com ferro e madeira de árvores retiradas pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap | Foto: Divulgação/GDF Presente

“O reaproveitamento de materiais em uma obra, como é o caso do deque da orla do Lago Veredinha, contribui com a sustentabilidade ambiental, economiza recursos públicos e reduz resíduos na construção civil. E a Novacap, sempre que possível, atua com reaproveitamento”, declara o chefe da Divisão de Conservação e Reparos da Novacap, Pedro Isaac.

Assim que concluído, o local terá acesso livre para a população. Segundo o administrador Marcelo Gonçalves, a obra é bastante esperada. “A execução de um deque é um pedido antigo da comunidade, que utiliza a orla para lazer e esportes. Poderá ser utilizado como mais um mirante do Lago Veredinha para assistir ao nascer e ao pôr do Sol, gerando vários registros aos visitantes”, destaca.

A orla do Lago Veredinha, uma área de 24,5 mil m², passou recentemente por uma reforma completa, com serviços de pintura, capinação, limpeza e diversos reparos. De cara nova, o espaço oferece quadra poliesportiva, parquinhos e equipamentos de ginástica e se tornou um dos pontos de encontro da comunidade.