14/10/2023 às 09:22

Festival Estudantil de Teatro Amador movimenta escolas do DF

Espetáculos finais da oitava edição estão marcados para serem apresentados entre 20 e 28 de outubro. Ao todo, 14 escolas participam do projeto, que conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

As aulas na rede de ensino ganharam uma disciplina diferente na grade curricular. Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a 8ª edição do Festival Estudantil de Teatro Amador colocou professores e alunos das escolas públicas DF e Entorno imersos em uma rotina de ensaios para as apresentações da grande final, marcada para entre os dias de 20 e 28 de outubro.

As peças abordam desde temas infantis a problemáticas sociais, como violência e racismo. São 14 escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada classificadas para a final, com coletivos estudantis das regiões administrativas de Sobradinho, Asa Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Asa Sul, Cruzeiro, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia.

As peças de 14 escolas públicas e particulares abordam desde temas infantis a problemáticas sociais, como violência e racismo | Foto: Divulgação

O objetivo do festival é despertar o interesse pela arte alinhado aos temas relevantes no ambiente escolar e, então, promover produções culturais entre a comunidade. “O festival não somente incentiva a prática teatral nas escolas, como ajuda a fazer com que as produções artísticas estudantis rompam as barreiras da instituição e ocupem um espaço de expressão na cidade”, afirmou a atriz, idealizadora e produtora do festival, Luanna Rocha.

As apresentações finais das escolas vão movimentar a agenda cultural da cidade, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga; no Teatro dos Bancários, no Plano Piloto; e no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia. Os espetáculos serão gratuitos e abertos para toda a comunidade, com programação a ser divulgada no perfil oficial do festival no Instagram (@vemprofesta).

Confira a lista das escolas públicas e privadas com vaga garantida na final do festival:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

? Centro de Criatividade Infanto-Juvenil CCI
? Centro de Ensino Médio Ave Branca CEMAB
? Centro de Ensino Médio Elefante Branco
? Centro Educacional 2 do Cruzeiro
? Centro Educacional Católica de Brasília
? Cia Luh Rabelo
? Colégio Batista de Brasília
? Colégio Everest Internacional Brasília
? Colégio Ideal
? Colégio Madre Carmen Sallés
? Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia
? Grupo Livre de Teatro
? Instituto Educacional Santo Elias
? Marista Champagnat Taguatinga
? Marista João Paulo II