Fale com o Governo Ações em Destaques

16/10/23 às 14:11

GDF amplia participação dos jovens na criação de políticas públicas

O programa 'Fala, Galera' estimula maior diálogo e inclusão dos jovens nas tomadas de decisão do governo. A juventude poderá registrar a sua contribuição por meio de formulário virtual

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

De forma inédita, o Governo do Distrito Federal (GDF) promove cada vez mais a participação dos jovens entre 15 e 29 anos na formulação de políticas públicas que impactarão o presente e o futuro dessa população. O Fala, Galera chegou para dar voz e visibilidade à juventude com a realização de consultas públicas, fóruns, encontros, audiências e outras atividades de participação, presenciais ou virtuais, com a atuação de jovens representantes de diferentes regiões do DF.

“A iniciativa é reunir a juventude e despertar nela o desejo de ser um elo importante na execução de políticas públicas. Com a coleta das propostas, o governo estará munido de informações onde há mais carência em determinado serviço público e agir com assertividade” Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude

A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ), coordenadora do programa, já disponibiliza um formulário para proposição de melhorias nas áreas de infraestrutura, segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento social, meio ambiente, tecnologia e inovação, esporte e lazer, geração de emprego e renda, e transporte e mobilidade urbana.

Por meio do formulário, o jovem poderá indicar a demanda do seu bairro ou da sua comunidade para melhoria da prestação dos serviços públicos e sugestão de projetos que deseja apresentar.

“Os jovens precisam de oportunidade para expressar as suas ideias. Eles estão na fase mais produtiva e criativa de suas vidas e a nossa missão é também servir como ponte de interlocução com os demais órgãos do governo para demandas que não forem de nossa competência. A iniciativa é reunir a juventude e despertar nela o desejo de ser um elo importante na execução de políticas públicas. Com a coleta das propostas, o governo estará munido de informações onde há mais carência em determinado serviço público e agir com assertividade”, revela o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

Idealização da ação

A Secretaria da Família e Juventude vai divulgar as próximas ações do ‘Fala, Galera’ com as ações itinerantes nas regiões administrativas | Foto: Divulgação/SEFJ

Neste ano, a SEFJ empenhou-se na realização de audiências públicas, a exemplo das reuniões da construção do Plano Distrital da Juventude (PDJ), os encontros das Conferências Regionais de Juventude e a Conferência Distrital, que ainda está por vir. Com as experiências vividas nessas ocasiões, a Secretaria da Família e Juventude enxergou o potencial dos jovens na apresentação de propostas de solução aos desafios enfrentados por essa parcela da população.

A pasta vai publicar, posteriormente, as próximas ações do projeto Fala, Galera com as ações itinerantes nas regiões administrativas no site da pasta e nas redes sociais oficiais, a exemplo do Instagram.

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude

Últimas Notícias